16 novembro 2009

Médico faz parto na balsa, solicitou o SAMU e ...

Ocorrido nesta sexta-feira passada, um fato inusitado mais comum, é claro que com a ajuda do ciclo natural diríamos, um fato extremamente comum,“o nascimento de uma criança”. Se não fosse pelo acontecido ter se dado em cima da balsa que faz a travessia do Rio tocantins na cidade de Bela Vista à Imperatriz.

Uma jovem grávida de 9 meses, vindo do Tocantins para o Hospital Regional quando na sua travessia entrou em trabalho de parto, o alvoroço e nervosismo foi geral, quando um senhor saiu gritando ao redor dos carros solicitando a presença de um médico, a qual pelo ar da Graça de Deus tinha um, dentro do seu carro aguardando tranquilamente a travessia. O mesmo se prontificando ao atendimento fez a missão, honrando seu juramento e prestou atendimento a pessoa necessitada.
A travessia que demora em torno de 15 minutos se deu ao tempo da conclusão do parto, mas o mesmo não fez as conclusões necessárias por não possuir material cirúrgico. Ao fazer o atendimento prévio, solicitou ao SAMU a continuidade do atendimento, aí é que começa a série de erros e incompetência da prefeitura.
O médico o qual eu não citarei o nome, pediu o atendimento da ambulância e depois de alguns minutos de; relatórios solicitado pela atendente, interrogando um médico que anteriormente já havia se identificado e trazendo demora ao serviço de emergência. Desnecessariamente a burocracia do atendimento 192 ao pedir relatório do caso, ao decorrer do atendimento o médico irritado disse que não haveria necessidade de tais perguntas se ele era médico e tem noções sobre a necessidade da ambulância.
O final é típico de um sistema que funciona de aparência, o paciente não foi socorrido.A viatura não foi e o médico acompanhou o carro que transportava a moça até o hospital.

Meu comentário sobre o ocorrido é com experiência de quem atendeu como socorrista, para-médico e motorista durante 7 anos na 192. Um sistema que trabalha mais como táxi de vereador de que com o real objetivo a qual ele existe. Um sistema sério com pessoas serias, mais sempre coordenados por padrinhos políticos sem experiência.
Um sistema deficiente!
Ao longo do tempo a alternância de prefeitos no governo municipal fez com que motoristas e socorristas também fossem trocados, somente para agradar a companheiros de campanha, em nem um cargo da área de saúde deveríamos ver esse tipo de acordos, pois se trata de um setor de extrema dedicação e responsabilidade.
Este fato poderia ocorrer em qualquer governo, como desmandos piores ocorreram tanto no governo do Ildon, como Jomar, como Ildon novamente e agora com o Madeira, um erro administrativo que vem ao longo dos governos. Uma central de atendimento sendo administrada por quem não conhece a área a qual trabalha.
Prefeito e secretários tenham atenção! Pra continuar a mesma coisa, o povo não aceita! Pra ficar como o Ildão fazia é muito ruim, não da pra aceitar!
Os governos tem que ser diferentes e cada vez melhores, são nas pequenas coisas que se mostra que é diferente! E a partir daí, as grandes não serão ofuscadas!

3 comentários:

De Olho em Grajaú disse...

LEGAL ESSA LAPADA QUE VC DEU NO SAMU
RSRSR VAMOS POR A COISA PRA FRENTE PRA VER SER OS ADMINISTRADORES SE TOCAM.
EI OLHA ESSA DO SARNEY NO MEU BLOG

Anônimo disse...

POSSO LHE PEDIR UM FAVOR , TROQUE ESSE FUNDO PRETO , DOI MUITO A VISTA DA GENTE PRA LER...TENHO CERTEZA OUTROS AGRADESCERIA.

Holden Arruda disse...

ótimo anônimo, vou estudar essa sua idéia, mas os "moldes" tradicionais de um blog acredito que deve ser preservado, tem muitos mudando e parecendo um site, assim perdendo um pouco da originalidade que prefiro conservar.

Postagem em destaque

Prefeitura inaugura ginásio poliesportivo do Sebastião Régis

   A obra foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), por meio de um convênio entre a Prefeitura e Caixa E...