25 março 2011

Mais blogs solidários. Amanhã poderá ser qualquer um, devemos estar unidos contra esse tipo de ditadura! Leia o post do companheiro Carlos Leen














Tem surtido grande repercussão nos blogues locais o “súbito” processo judicial movido pelo blogueiro Rui Porão, a outro colega seu de blogosfera, o ativista liberal-democrata Holden Arruda. De certa forma há neste episódio uma clara característica que diz respeito ao profundo debate acerca dos novos tempos para a comunicação social e as mídias digitais.

Se antes a informação era colhida do ponto de vista macro, com grandes empresas seguindo o modelo de manipulação e monopólio da informação, hoje com o advento da internet a mudança de paradigma subverte totalmente este modelo concentrador. Há um claro acesso maior as mídias e formas de divulgação das idéias. A máxima “quem diz o que quer ouve o que não quer” aplica-se agora ao mundo da informação e da construção das verdades. Motivo: como todo mundo (em tese) pode ter um twiter ou mesmo um blog, fica mais fácil disseminar opiniões.
Outro grande fator dessa hiper-textualidade e interatividade dos tempos atuais é o sentimento de defasagem em relação as notícias. Em questão de minutos (até segundos) um fato qualquer vira informação atrasada; já existe outro em seu lugar, mais atual, e mais outro e mais outro, at infinitum.
Não será a toa se acontecer que no momento em que escrevo estas palavras, o processo judicial já nem exista mais, portanto, desde já esclareço que não pretendo fazer um acompanhamento do caso, apenas dar uma visão do fato em si, existindo ele atualmente ou não. Outra característica da atualidade: a mudança repentina do sentido da notícia. Penso que blogueiro necessariamente não precisa ser jornalista, mas deveria estudar pelo menos os princípios básicos . 

A legislação vigente vai ter que se adequar aos novos tempos. Reside aí um perigo quase paradoxal: Se por um lado os poderosos têm que se precaver mais para não pisarem na bola e terem seus nomes “blogados” nas redes sociais, por outro, há uma certa falta de clareza e regulamentação no que tange ao direito de quem publica o fato. Não tem com saber se tudo que foi dito é verdade, cabe aos implicados recorrem ao bom senso, portanto.

Afinal como já disse o Luis Inácio (veja aqui) no geral: “tentar censurar os blogues é besteira”. Não obstante, é preciso repudiar a má-fé de quem pública o que quer muitas vezes em nome de interesses escusos. A História há de desmascarar as grandes (in) verdades.
Carlos Leen

4 comentários:

Anônimo disse...

Holden o que você acha do processo que o Chico do Planalto move contra o blogueiro Marlon do Só Falo a Verdade?

Anônimo disse...

CARO COMPANHEIRO TO AQUI DE RIO PRETO ESTARRECIDO COM ESSA ATITUDE DE OUTRO COMPANHEIRO BLOGUEIRO...ACONTECEU UM CASO AQUI PARECIDO EM RIO PRETO...ESTAMOS AQUI NA TORCIDA, NÃO DESNNIME E BOLA PRA FRENTE...AH...E ACABE COM A GREVE...VOLTE LOGO A PRODUZIR, POIS É ATRAVES DE SEU BLOG QUE MANTENHO-ME INFORMADO SOBRE A MINHA QUERIDA IMPERATRIZ.TO MANDANDO O LINK DO SEU BLOG PARA OS DEMAIS BLOGUEIROS DE RIO PRETO E REGIÃO.UM ABRAÇO.
PROFESSOR DENIS

Holden Arruda disse...

Toda tentativa de calar a informação deve ser combatida. Mas é importante destacar que a ação é do Chico, não do governo.

Anônimo disse...

Holden, sou leitor assidio do seu blog e estou escrevendo para mim solidarizar com voce, chamar o prefeito de mandacaru pode, agora falar do justo e independente, sensato e coerente não pode.
1 - se ele fosse justo, naõ ovaciona esse tal de JUNIOR.
2 - se fosse sensato não chamaria a maior autoridade do municipio de mandacaru.
3 - se ele fosse justo, aceitava as criticas e não com intimidação
através de justiça.
4 - se ele fosse independente não se prestaria a postar no seu blog informações de um desequilibrado da espécie deste junior.
Quanto ao processo que o blog só falo a verdade vai mover contra o chico do planalto esse sim tá certo, pois o chico o acusou de praticar crimes sem provas, foram
acusaçoes muito pesadas e ele vai ter que provar.
acabe com a greve Holdem e continue postando. abraços fraternal

LUIZ ALCOFORADO

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...