29 junho 2011

Resposta ao Blogueiro Frederico Luiz: Valéria tem o direito de participar do debate político de Imperatriz, mas antes com a palavra o deputado Carlos Amorim


Caro Frederico Luiz,

Carlinhos e Valéria
Vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares, pois como disse o personagem “Riobaldo”, de Guimarães Rosa, “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. O prefeito Madeira está no “meio da travessia”, no “estar indo” e não na saída, como diz o poeta mineiro. No meio da travessia é que se sabe com quem realmente se pode contar.

Em primeiro lugar, quero lhe informar que Deoclides Macedo jamais defendeu qualquer candidatura em Imperatriz para as eleições de 2012, como você informa em seu post. Isso foi uma interpretação sua, quando este se referia naturalmente a política estadual.

Eu estava no dia inauguração do Complexo Esportivo de Porto Franco e não vi e nem ouvi o prefeito falando da candidatura do PDT em Imperatriz.

Deoclides é um líder regional, mas é prefeito de Porto Franco. Não sendo seu habitat eleitoral natural Imperatriz e pelo comportamento prudente com colegas prefeitos, jamais iria se manifestar assim, especialmente sabendo que o prefeito Madeira e o PSDB são os naturais aliados do PDT no Maranhão desde 2002, com a renúncia da candidatura de Roberto Rocha para ajudar Jackson Lago e o próprio Deoclides Macedo que, à época integrava a chapa como vice. Depois veio as alianças de 2006 e 2010, fora as municipais como em Porto Franco em que Aderson Marinho (PSDB) por dois mandatos é o vice-prefeito.

Em segundo lugar, a idéia de que Valéria não deve participar do debate político de Imperatriz é, em certa medida, preconceituosa. E expressa implicitamente que ela deve se importar apenas com Porto Franco e outros municípios da região. Não existe “região de Porto Franco”, mas sim a região tocantina do nosso tão sonhado Maranhão do Sul onde Valéria foi proporcionalmente a mais votada na última eleição.

Acho que a idéia é equivocada. Para mim todos os deputados da região têm responsabilidades com Imperatriz e todos foram votados na cidade e são da região. Imperatriz é a nossa capital regional.

Além disso, Valéria mora em Imperatriz há mais de 13 anos desde que se casou com Marco Aurélio.

Em terceiro lugar, você quer que a deputada Valéria Macedo se manifeste sobre a candidatura do companheiro de partido Carlos Amorim em razão de o marido dela defender publicamente a continuidade da aliança do PDT com o PSDB e de ter supostamente o irmão dela defendido a candidatura de Carlos Amorim.

Ocorre que até agora o deputado pedetista Carlos Amorim (PDT) não disse que é candidato em Imperatriz. Vejam que a pessoa mais interessada na questão não assumiu a condição de pré-candidato. Ao contrário, resolve lançar evasivas de que se “Madeira não recuperar a credibilidade”, “que a direção nacional quer candidatura em todas as cidades de mais 100 mil habitantes”, de modo que para a deputada se manifestar sobre a posição de um colega de partido é necessário antes de qualquer coisa que este assuma sua posição.

Parece que a pré-candidatura de Carlos Amorim é mais um desejo de alguns poucos aliados do que dele próprio.

Penso que apenas depois que o deputado Carlos Amorim decidir sobre sua candidatura ou não, de forma concreta, certa, caberá a ela se manifestar. Antes, não. Se tem alguém que deveria dizer se é candidato ou não agora é o companheiro Carlos Amorim.

Outro ponto. Esta estória de dizer que o PDT Nacional já decidiu que em Imperatriz tem que ter candidatura é balela. Todo mundo que milita na política partidária sabe que os partidos políticos quando muito tem o poder de coartar candidatura, ou seja, os partidos políticos (todos) tem força apenas para impedir determinadas candidaturas.

Agora, a decisão de ser candidato mesmo depende mais do pretenso candidato do que do partido. Isso acontece até quando o partido quer lançar um candidato de qualquer jeito. Mesmo nestes casos é preciso encontrar um “doido” que se disponha a se lançar na arena política e correr todos os riscos.

Assim, antes de qualquer outra manifestação quem tem que dizer o quer realmente quer é o companheiro Deputado Carlos Amorim e não Valéria Macedo.

Desse modo, afirmo-lhe que Deoclides nunca entrou na questão de Imperatriz e pelo que conheço dele não meteria sua colher na sopa dos outros. Agora o Marco Aurélio tem liberdade e autoridade para dizer o que pensa sobre os destinos de nossa cidade.

Por Josué Moura

Um comentário:

justinofilho disse...

EU FICO A ME PERGUNTAR COMO PODE O DR MARCO AURELIO PODER DISCUTIR AS COISAS DA MINHA CIDADE SE TEM TITULO DE ELEITOR DE DOM PEDRO MARANHAO E PORQUE ELE PODE SE NAO E FILIADO A NEMHUM PARTIDO DA NOSSA CIDADE TEM NADA HAVER ELE E SUPLENTE DA DEPUTADA E FAZ SOBRA SOBRE O MANDATO DELA OS DISCURSOS DELA SAI TODOS DA CABECINHA DELE ELE E O CARA MAIS COMO A MINHA CIDADE TUDO E MUITO FACIL ENTAO ATE MAIS MARABA.

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...