28 julho 2011

Conselho do meio-ambiente visita área assoreada com deputado


Domingos Cézar, Ivanice Cândido, Dep. Léo Cunha e o vereador Joel
Preocupado com a extração indiscriminada de areia no Rio Tocantins, o deputado Léo Cunha (PSC), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia, esteve na manhã desta terça-feira (26), no porto da Caema, em Imperatriz, a fim de verificar a situação in loco.

A retirada da areia do rio é realizada para abastecer o comércio da construção civil, e tem se intensificado a cada dia, devido ao crescimento desse setor na região. Sem nenhuma regulamentação, a prática consiste em uma agressão ao meio ambiente.

A presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanice Cândido Falcão e o presidente da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar, também acompanharam o deputado na visita. Segundo eles, deve ser feito um trabalho na perspectiva de que se regulamente a retirada do material, sem que, contudo se danifique o rio, que é de grande importância para toda a região.

Atualmente, como explicou o ambientalista Domingos Cezar, a maneira como está sendo realizada, a extração de areia torna-se muito perigosa, já que é realizada muito próxima aos locais de banho, representando um alto risco á vida, pois o processo acaba deixado buracos, que podem servir como verdadeiras armadilhas. Ele explicou também que, ao ser realizado próximo ás margens o processo acelera o assoreamento do rio Tocantins, uma vez que nesta região não há mata ciliar que impeça.

O deputado Léo Cunha defendeu a importância da elaboração de uma Lei Municipal, que regulamente a distancia exata, que as dragas deverão obedecer para a retirada da areia. Ele destacou ainda que sua intenção não é prejudicar os que ali trabalham,mas sim em preservar o rio e, garantiu: “ vamos realizar um trabalho conjunto e tenho certeza que encontraremos uma solução.”

Ainda nessa semana deverá ocorrer uma reunião promovida pelo COMMAM, com os donos das dragas, onde o assunto deverá ser aprofundado.



Du Vale

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...