21 setembro 2011

Comissão do PAC fará inspeção em obras da VALEC


                                                      Deputados começarão ciclo de vistas técnicas pelo Tocantins

A Subcomissão de Acompanhamento das Obras do PAC retoma nesta quinta-feira (22) os trabalhos de fiscalização na obra da ferrovia Norte-Sul. A visita técnica dos parlamentares acontecerá no trecho Aguiarnópolis-Palmas (TO), próximo ao município de Gurupi. Suspensas há mais de 45 dias, as obras foram interrompidas  por suspeitas de irregularidades e sobrepreço no processo licitatório.
De acordo com o relatório elaborado pelos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), as obras nos trechos que cortam o estado de Tocantins tiveram um superfaturamento estimado em R$ 42.096 milhões. A auditoria identificou sobrepreço superior a 20% em diversos contratos e determinou, como medida cautelar, a retenção de 10% dos valores a serem pagos.

A VALEC, empresa estatal responsável pelas obras, deverá ser questionada sobre as adequações e recomendações listadas pelo TCU. De acordo com o relatório, o prazo limite encerrou-se na última segunda-feira (19). Os auditores solicitaram a repactuação dos contratos com a revisão dos valores que haviam sido aprovados nas licitações.

Para o presidente da Subcomissão de Acompanhamento das Obras do PAC, deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), os indícios de irregularidades nas obras são graves e precisam ser apurados. Porém, o parlamentar é categórico ao destacar a importância de evitar a interrupção dos trabalhos.

“Essas obras não podem ficar paradas. Elas são de suma importância para o desenvolvimento do país. O nosso esforço é para que todas as irregularidades e suspeitas sejam sanadas. Somente assim poderemos trazer a normalidade ao empreendimento”, destacou o deputado Brandão, que estará acompanhado dos demais membros da subcomissão, além dos auditores do TCU.



Com 1,3 mil quilômetros construídos, a ferrovia Norte-Sul permanece sem prazo para o fim das obras e já consumiu mais de R$ 4 bilhões aos cofres da União. A visita da Subcomissão ao estado de Tocantins marca o início do ciclo de visitas técnicas. A próxima viagem de inspeção dos parlamentares está agendada para os dias 28 e 29 deste mês, e visitará as obras do Contorno de Maringá e da Estrada da Boiadeira, ambas no Estado do Paraná.


(Assessoria Deputado Carlos Brandão)


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...