25 abril 2012

Luiz Gonçalves embola o debate no PDT. Com o pastor os votos de Porto minam e o palanque já está com a cara da D.Clay.

É quase certo que o vice virá dos trabalhistas, já que a maioria do PDT discorda de uma chapa majoritária, por entender que ainda não é dessa vez. Contando com essa possibilidade, visto que o "cachimbo da paz" passou já a algum tempo sendo compartilhado entre tucanos e pedetistas,  o debate agora se desloca para outra instancia, o vice do Madeira.

Atualmente o vice-prefeito é Jean Carlo.  Após uma importantíssima indicação do então governador Jackson Lago. Os dois grupos chegaram ao palácio em uma aliança histórica, onde levou o candidato Sebastião Madeira a sua primeira vitória em eleição majoritária. Jean que pretende continuar como o escolhido do partido, começa a articular-se para permanecer na cadeira.  Em algumas situações de discordância diplomáticas, o vice do PDT chegou a intermediar a conciliação. Membro do diretório nacional, amigo do suplente de Deputado Weverton Rocha e afinado com o ex-ministro Lupi e atual presidente do partido, são alguns dos fatores que podem pesar na balança na hora da escolha do vice. O único impedimento pode ocorrer se a decisão vir democraticamente. Dentro do partido a nível municipal, o atual vice já encontra divergência, já por conta das vertentes trabalhistas, mas como a democracia é algo distante dentro dos partidos, é pouco provável que a decisão não seja a portas fechadas.  Existem vertentes dentro do próprio partido, algumas visíveis e outras invisíveis. Sem Jackson Lago, os grupos ou essas vertentes ainda tentam se consolidarem, resta saber o resultado desta queda de braço, que ainda é imprevisível.

Ao seu desfavor Pesaria, ter incendiado a oposição do prefeito Madeira ainda no ano passado. Correndo estreito por causa do período chuvoso e as toneladas de problemas, o vice-prefeito criou um blog e passou a detonar opiniões contrarias a administração. Segundo pessoas ligadas ao partido, Madeira perderia no palanque o apoio dos Lago, que possui divergências com o grupo de Jean,  sobre a nova composição do PDT no Estado, que destituição Igor Lago, filho de Jackson Lago.

Pr.  Luiz Gonçalves, ultimo vereador eleito pela composição feita entre PSB com o PSDB em 2008.  Sacudiu levemente a política ao se lançar pré-candidato a vice-prefeito pelo PDT, partido em que agremia atualmente. Deixou o partido socialista após divergências internas. Membro da Assembleia de Deus, não disputou a avaliação interna da igreja para escolha do seu nome, mas lançou-se candidato a vereador e surpreendeu as opiniões contrarias que sempre sustentaram que “crente não votaria em crente!”  Com o trabalho limitado a pregar nas igrejas, o pastor e vereador Luiz Gonçalves pode declarar ter quebrado este tabu. A sua escolha traria a força evangélica, o que dividiria os votos dados a Pr. Porto em uma provável candidatura. O protestantismo é considerado uma das bandeiras que mais cresce dentro do cristianismo em Imperatriz e no Brasil.

Rildo Amaral, apesar de jovem e em primeiro mandato, dispõe de um crescimento eleitoral e uma eleição entre os mais bem votados.  Atualmente do PDT, foi eleito pelo PV, mas nunca militou na sigla, nem seguiu as orientações do comando Estadual, quem em tese, é ligado a família Sarney.  Recém-filiado, ao seu lado uma das vertentes, o deputado Carlinhos Amorim, que o convidou para o partido.  De discursos incisivos, demonstra segurança nos seus objetivos traçados. Pesa sobre ele a instabilidade ao falar, nos discursos é uma metralhadora emocional, costuma não controlar os ânimos ao subir a tribuna ou dar entrevistas.  Vamos dizer que Madeira estaria sob pressão, se o vice do PDT atualmente fosse o vereador.

Dentre os possíveis vices do PDT veremos três linhas que se direcionam a seus comandos, ou anteriormente, vertentes trabalhistas. Aqui em Imperatriz essas vertentes tendem passam por Calinhos Amorim e por Jean Carlo, um pouco mais tímido mais com peso político estaria o grupo de Deoclides Macedo que já confirmou a participação nas eleições em Imperatriz. O atual prefeito de Porto Franco, que se destaca pelo alto índice de aceitação popular, segue seu caminho rumo a Câmara Federal e deve entrar na disputa em toda a região para sacramentar o projeto. Além das alianças locais que subirão no palanque do prefeito Sebastião Madeira outras lideranças como a de Valéria Macedo são forças que consolidam a liderança do atual prefeito e demonstram unidade trabalhista frente ao nome do candidato tucano.

2 comentários:

Anônimo disse...

No meu ponto de vista e de acordo o que a gente ouve e vê na cidade, o Pr. Luís Gonçalves é o melhor candidato na composição de chapa com o prefeito Madeira, visto que hoje o Pastor tem se comportado muito bem como parlamentar e tem um reduto eleitorial muito forte(Os evangélicos), onde o vereador goza de um excelente conceito.

Anônimo disse...

Se o Madeira quiser ganhar a eleição, o caminho é uma coposição com o evangélico, vereador Pr.Luís Gonçalves, esse é o nome que ajudará na reeleição do prefeito.

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...