29 maio 2012

CESTE emite nota negando a responsabilidade sobre morte de peixes no Rio Tocantins


Referente a postagem publicado no blog (AQUI) sobre a morte dos peixes, denunciada pela colônia de pescadores de Tocantinopolis e a matéria feita pela Folha do Bico a CESTE informa:

          ... “O CESTE informa que desconhece qualquer ocorrência recente de morte de peixes na região da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito decorrente de sua operação. 

Desde o inicio da construção Hidrelétrica de Estreito periodicamente é possível encontrar peixes mortos, mesmo assim, a CESTE, administradora da usina continua omitindo o fato.

As fotos e as denuncias são palpáveis e a responsabilidade passa da estância social, sendo consideradas questões de ordem ecológica, pois há morte de espécies, talvez até em reprodução, há uma questão social, pois afetam os pescadores que perdem o pescado em fase de crescimento ou reprodução e principalmente política, pois ainda não vemos nem uma ação concreta para resolução do problema.

No ano passado, quando ocorreu a primeira morte de peixes, foi formada uma comissão parlamentar para analisar e ouvir as partes, quando publicamos no blog (AQUI) a presença da sociedade, dos parlamentares e a ausência total de representantes da empresa, demonstrando total irresponsabilidade à causa.

É necessário que se tenha ter 

uma atitude radical quanto ao problema que se alastra desde a implantação desta usina, observando que seu trabalho não resume aos fins, mas também de responsabilidade sócial e ambiental.

Existe um problema grave e não podemos mais fingir que não está ocorrendo.

Veja a nota, onde a CESTE, no escritório do Rio de Janeiro, nega a morte dos peixes.

Nota à imprensa
O Consórcio Estreito Energia (CESTE) desenvolve de forma permanente, no âmbito do Projeto Básico Ambiental aprovado pelo IBAMA, o monitoramento da ictiofauna, através de consultores especializados.  O CESTE informa que desconhece qualquer ocorrência recente de morte de peixes na região da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito decorrente de sua operação. Contudo, o CESTE enfatiza que existe uma equipe de monitoramento mobilizada  para aveiguar qualquer pertinência da denúncia , bem como, se for o caso, apurar possíveis causas.
Vale ressaltar que o CESTE, responsável pela implantação da Usina de Estreito, reitera que vem cumprindo todos os compromissos por si assumidos no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA, bem como com as obrigações decorrentes de sua posição como responsável pela implantação deste empreendimento, sejam de ordem social ou ambiental.
A DIRETORIA
Rio de Janeiro, 29 de maio de 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato acredito que exista uma equipe fazendo todo o monitoramento dessa área. As pessoas também aproveitam para pegar carona nos benefícios do empreendimento, e estão certas...Na crise, alguns choram e outros aproveitam para vender lenços.

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...