29 maio 2012

Peixes continuam morrendo no Rio Tocantins. CESTE é o principal causador


No último dia 22 de maio, os pescadores Manoel Pereira de Sousa, conhecido por ‘Peixeiro’ e Valmir Alves, registraram a grande quantidade de peixes que continuam a morrer, no leito do Rio Tocantins, abaixo da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), nas praias da Ilha Cabral. Os pescadores da região reclamam desde 2010, sobre o problema, após a construção da UHE, onde os peixes, tanto de superfície como os de profundidade, estariam morrendo e inviabilizando a prática de pesca.
Dezenas de urubus devorando peixes mortos
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores de Tocantinópolis, João Haroldo Gomes de Almeida, houve e continua a ocorrer um verdadeiro extermínio do pescado, onde não se pesca mais, peixes como pacú, piau e outras espécies, afirmando ainda que o pescador vem passando por sérias privações para sustentar suas famílias.
Segundo Manoel Pereira e Valmir Alves, afirmam, depararam logo cedo com um amontoado de peixes mortos, de diversas variedades e tamanhos,  chegando a condição que uma grande quantidade de urubus tomava conta do local.
Segundo o pescador Valmir Alves, os profissionais da área, aqueles filiados à Colônia de Tocantinópolis, que a cada dia que passa fica mais escasso o numero de peixes, bem como a dificuldade para captura dos mesmos.
Já o pescador Manoel Pereira, disse que o CESTE, empresa responsável pela UHE, mantém pessoal com uma embarcação cuja finalidade seria realizar a captura dos peixes mortos, os quais são levados para outro local e enterrados. Manoel afirmou ainda que justamente quando estavam fotografando, a embarcação que trabalha para o CESTE procurou desviar e distanciar dos pescadores, principalmente pelo fato de que sabiam que a mortandade estava sendo registrada. 
Folha do Bico (Mourante/Fotos: Colônia de Pescadores de Tocantinópolis).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...