19 junho 2012

ESCÂNDALO ÀS ESCONDIDAS: Edilson Neves, assessor de Davi Jr será julgado no caso do Mensalão.


Reportagem da revista “Veja” mostra que um dos principais membros da bancada federal do Partido da República (PR), deputado Valdemar Costa Neto, corre o risco de ser condenado com outras 35 pessoas acusadas de envolvimento no mensalão.


Assessor de Davizinho, que também é coordenador do deputado
Valdemar Costa Neto de São Paulo, é citado na matéria da Veja
(Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) já confirmou para agosto o início do julgamento do mensalão, considerado o maior caso de corrupção da história republicana brasileira.

Dentre os principais acusados, três poderão receber, segundo a Veja, a pena mais alta. São eles: João Paulo Cunha, Marcos Valério e Valdemar Costa Neto, deputado federal de São Paulo, que é o único dos ‘mensaleiros’ que tem ligações com o Maranhão, já que seu coordenador político, Edilson Neves, é também o principal assessor do deputado federal maranhense Davi Alves Silva Júnior, mais conhecido na região de Imperatriz como Davizinho.

Na avaliação de integrantes do PR, se Valdemar Costa Neto for condenado, este fato pode deixar em descoberto a principal assessoria do deputado Davizinho no Maranhão.

Dos três que poderão receber a pena mais alta, o único que confessou ter recebido R$ 10 milhões foi Valdemar Costa Neto,em revelação feita por ele mesmo à revista “Época”, embora tenha alegado que o dinheiro era de caixa dois e não tinha nada a ver com propina ou compra de apoio de deputados.

De acordo com a “Veja”, caso o STF entenda que o dinheiro foi caixa dois Valdemar Costa Neto pode ter pena reduzida junto com os demais. Mas se prevalecer a denúncia do Ministério Público Federal, os três principais acusados poderão receber a pena mais alta.

A “Veja” diz que às 14h do próximo dia 1º de agosto, o Supremo Tribunal Federal começará a escrever o capítulo final do escândalo do mensalão, um dos mais emblemáticos acontecimentos políticos da história recente do Brasil.

Os ministros da corte vão decidir se os 36 réus acusados de participar do maior caso de corrupção do período republicano são ou não culpados das acusações feitas pelo Ministério Público. Será um julgamento marcado por vários simbolismos.

Segundo a denúncia do Ministério Público, a organização criminosa desviava dinheiro público, que abastecia contas pessoais de deputados e financiava campanhas de aliados políticos. Ao todo, 36 pessoas são acusadas de integrar a quadrilha.

(Fonte: Jornal Pequeno)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...