28 agosto 2012

Eleições em Dom Pedro: uma pobreza de projetos factíveis




Prefeita Arlene Costa e o 
Vice-Prefeito Cloves Bezerra
Norberto Bobbio tratando da “rude matéria” (realidade política) ensina que no mundo das relações sociais prevalecem as paixões e os interesses particulares sobre as razões universais, e que o homem é “animal ideológico” entendida aqui a noção de ideologia no seu pior sentido, ou seja, mentiroso, que mente até para si mesmo, apresentando, com o objetivo de justificar-se, ou de obter consenso para o próprio comportamento, motivações distintas das motivações reais.
O mesmo Bobbio indicou três ideais que devem se opor aohomem violento, passional e mentiroso, quais sejam, a tríade: democracia, direito do homem e paz. O desejo de paz se opõe ao reino da violência, o princípio universalista dos direitos do homem se opõe ao mundo particularista das paixões e dos interesses, a idéia de democracia como transparência, como “governo público em público”,  se opõe a cortina “ideológica” dos enganos e à opacidade do poder.
As eleições municipais em Dom Pedro são regadas preponderantemente pela violência efetiva ou simbólica, pela passionalidade e lógico pelas mentiras. Muito pouco de democracia, de direitos humanos  e de paz.
As propostas dos candidatos é matéria recôndita e não coisa transparente para a população. O que vale é quem ostenta mais poder econômico, mais influência institucional nos poderes constituídos, mais capacidade de soltar boatos nas ruas, de criar situações inexistentes ou alteradas. A astúcia do candidato. Quem pode cooptar mais famílias. Distribuir mais benefícios ao eleitor. Prometer e fazer-se acreditar em empregos.
Além dessas realidades da política ainda há o ódio de parte a parte. A inveja, a astúcia de derrubar o próximo ou de impedir que o outro chegue ao poder. A vontade de chegar ao poder pelo poder. Ainda que seja sem nenhuma plataforma de mudanças efetivas do município, sem nenhum preparo, sem nenhum projeto.
E o Povo? Ah, a Povo participa, defende seus interesses mais imediatos, vai às ruas, participa de caminhadas, carreatas, se envolve emocionalmente, é uma deliciosa festa.

Veja a materia completa CLICANDO AQUI









Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...