27 agosto 2012

Encruzilhada eleitoral - Por Onofre Correa

Onofre Correa - Ex-deputado
Federal/Constituinte

Encontramo-nos hoje numa encruzilhada determinante para o futuro de nossa cidade, que, após frustrantes anos de falso progresso, hoje se depara com uma chance real de prosperidade.

Essa oportunidade se deve a dois fatores bem conjugados. O primeiro é reflexo do “boom” da economia nacional, iniciado com a implantação do Plano Real, nos últimos anos do século passado; o segundo, credita-se à bem articulada administração do PSDB, comandada pelo prefeito Sebastião Madeira, que tão bem soube aproveitar as oportunidades em benefício da cidade. Sua habilidade e experiência adquiridas nos diversos anos no parlamento nacional e sua dedicação exclusiva à administração municipal contribuíram muito para que fizesse uma administração diferenciada das anteriores, executadas  por variados partidos e administradores. Muitos – há que se ressaltar – tiveram oportunidades e apoios muito melhores do que a administração atual.

Pois bem, deparamo-nos com um quadro eleitoral passível de grande surpresa, dada a demanda reprimida do imperatrizense depois de muitos anos de descaso e de administrações descomprometidas como futuro e o progresso da cidade.

Apresentam-se, nesta fase da campanha, três candidatos competitivos, com chances reais de vencer, mas aí é que corre o perigo. São nomes bons, com tradição na cidade, mas cabe ao eleitor analisar o perfil de cada pretendente. O que há de real e o que se esconde por trás de sua candidatura, as pessoas e os interesses, muitas vezes inconfessáveis. Um candidato, no calor da disputa, muitas vezes compromete toda uma administração, assumindo compromissos lesivos ao município  e sua população.Outros candidatos sinalizam compromissos com sofisticadas organizações mafiosas que,em caso de vitória,jogariam o municípiono descontrole e na balbúrdia.

E nós já passamos por situação dessa natureza. Lembrai-vos da administração de Salvador Rodrigues, ou outras não menos danosas, em que o prefeito cuidava tão somente dos interesses de seu grupo partidário, ou de outro que passava meses viajando, em função de seus interesses particulares, deixando o município largado à própria sorte. Hoje, o que percebemos é o prefeito dedicando as 24 horas  do dia e os 365 dias do ano ao município.

Se não fez mais, porque o tempo e os recursos são curtos, cabe-nos dar-lhe a oportunidade de levar adiante o trabalho que vem sendo desenvolvido.
È momento de muita reflexão e de pensar desapaixonadamente. Pensar acima de tudo na cidade e nas próximas gerações
Imperatrizenses! Imperatriz não pode parar;tampouco podemos retroceder.

Artigo publicado no jornal "O progresso" (domingo)

2 comentários:

WILSONLEITE disse...

Imperatriz tem ao longo dos últimos oito anos tendo um “boom” de crescimento no setor de serviços e na construção civil devido à implantação de grandes empreendimentos, como por exemplo, a construção da Usina Hidroelétrica de Estreito. Por ser a cidade que possibilita mais condições de estrutura (rodovia, aeroporto, faculdades e hotéis) e a proximidade com a cidade que recebe a obra. Alem disso, nesses últimos quatro anos, a construção civil vem tendo um aquecimento vertiginoso, notado com a mudança do padrão dessas construções, antes casas, agora prédios vertical - residenciais em grande maioria - e comerciais para atender o aumento da circulação de populações com mais poder aquisitivo que trabalham ou comandam esses empreendimentos. Mais recentemente, Imperatriz passa a receber também investimentos privados com a implantação da fábrica de Celulose da Suzano Papel e Celulose e conseqüentemente empresas “satélites” para a produção de insumos utilizados na produção da fábrica, como é o caso de indústrias químicas.
Apesar do quadro de aquecimento da economia apresentado, ainda temos como base dessa economia o comercio e a prestação de serviços, onde o nível de remuneração médio para os trabalhadores ainda é muito baixo e a rotatividade dos empregados nas empresas é muito grande, causando assim um rebaixamento dos salários. A nosso ver, uma economia baseada nesses setores de atividade econômica é a principal causa da estagnação da melhoria das condições de vida de nossa população. “(...) o município de Imperatriz, cujo saldo positivo de 2.145 admissões líquidas distribuiu-se de forma equilibrada entre as atividades de Comércio Varejista (+867) com destaque para o comércio varejista em hipermercados e supermercados (+344); Serviços (+727), especialmente através das atividades ligadas a terapias alternativas (+189) e Agricultura, através das Atividades de apoio à produção florestal (+402). Em relação a este último item, já é possível perceber os impactos dos Investimentos ligados a reflorestamento, papel e celulose na região.” Nota de Conjuntura – Fevereiro/2012, p.12. São Luís, IMESC, 2012.
Os dados divulgados pelo IBGE nos colocando como o segundo PIB - Produto Interno Bruto - do Estado, em 2009, atingindo o valor de R$ 2 bilhões – elevado pelo investimento em grande parte na construção da fábrica da Suzano - demonstra a necessidade de buscarmos uma industrialização de nossa economia.

Programa de governo PSTU 16 www.wilsonleitepstu16.blogspot.com

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a analise do Grande Gurú Onofre Correa.

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...