31 outubro 2012

Morte do professor Antônio expõe a fragilidade do policiamento preventivo no Maranhão.


Crime ocorrido com professor Antônio Rodrigues, de 51 anos, no centro da cidade, demonstra a falta de ação preventiva da policia militar.

Apesar de ser quase que constante a aparição de veículos da policia Militar nas ruas da cidade, pouco se vê, ainda, a abordagem desses policiais a atitudes suspeitas.
Assaltos e práticas como a saidinha, realizada por assaltantes, com abordagem a clientes bancários que deixam a agencia são comuns, e na sua maioria não são registrados na delegacia de policia.

Na ultima semana um empresário foi abordado por assaltantes na frente da caixa econômica Federal, onde foi obrigado a entregar toda a quantia sacada. O empresário, que preferiu não se identificar, não foi até a delegacia por acreditar que pouco resolveria e ainda, por ser empresário, aumentaria sua exposição ao criminoso.

O crime ocorrido ontem a noite contra a vida do professor de Inglês, revolta toda a sociedade imperatrizense, pois expõe a fraqueza do sistema de segurança e amedronta toda a população que teme a incidência, ou a alta exposição ao circular nas ruas à noite.

Ver a viatura nas ruas da cidade não é exatamente coibir os crimes, esse é o problema. É comum vermos na troca de comando do PM, a resposta quase que diária a sociedade, onde viaturas e policiais podem ser vistos a todo o momento fazendo abordagem e reprimindo a violência.

A morte do professor Antônio Rodrigues da Silva, nada mais é que a exposição da fragilidade do sistema de segurança, que deve dar sua resposta quanto antes a sociedade, pois é inadmissível que um crime desse tipo ocorra; pois a motivação do crime não aparenta ser é um acerto de contas e nem de crime de pistolagem - casos onde a motivação pelo crime o torna quase inevitável -  mas mostra claramente a fragilidade do sistema da policia ostensiva e preventiva.


2 comentários:

Imperoza News disse...

Concordo plenamente, na maior parte do tempo vemos as viaturas pelas ruas mas com pouca ou nenhuma ação, é necessário que seja feita uma operação permanente focada principalmente na abordagem de motos com dois ocupantes, principalmente se ambos forem homens, pois esta é a configuração preferida dos criminosos para praticar suas ações e fugir com agilidade...

Anônimo disse...

Não só em cima de motos, más em cima de bicicletas. Quando você vê duas, três pessoas juntas andando de bicicleta, pode se abordar, que de 10 (dez) abordagens, 05 (cinco) os caras estão armados, sendo que a maioria são menores.

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...