24 outubro 2012

PSB cresce 141% nas metrópoles e mira 2014


O PSB do governador Eduardo Campos (PE) foi o partido que mais cresceu em número de votos nas nove maiores regiões metropolitanas do país na comparação do primeiro turno deste ano com o de 2008: um avanço de 141%.

Juntas, as regiões de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza têm 210 municípios, concentram quase 30% da população, mais de 40% do PIB e têm 41,9 milhões de eleitores.
PMDB, PT e PSDB, nessa ordem, mantiveram-se no comando do maior número de prefeituras. Na soma dos votos, o PMDB cresceu 13%, e o PT continua como o partido mais votado nessas regiões.

Mas, no geral, PT e PSDB perderam eleitores em relação a 2008: quedas de 15% e 13%, respectivamente. Só na cidade de São Paulo, o PT teve 312 mil votos a menos.
O PT lançou 102 candidatos --o mesmo de 2008. O PSDB lançou 75, ante 91 no pleito anterior. O segundo turno em 15 cidades dessas regiões pode mudar o balanço final.
O PMDB disputa em três cidades, o PT, em dez, e o PSDB, em duas --incluindo São Paulo, o maior colégio eleitoral, onde petistas e tucanos se enfrentam diretamente.
O PSB também foi o partido que mais aumentou o número de candidatos a prefeito nas áreas metropolitanas: de 34, em 2008, para 50.

O melhor desempenho da sigla ocorreu nas regiões de Recife e Fortaleza, em Estados governados por Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (Ceará), ambos do PSB. "Temos um projeto de consolidar presença no Nordeste e abrir caminho no Sudeste e no Sul, onde estão 80% do eleitorado", diz o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral: "Hoje temos estatura para 2014".

CAROLINA DE ANDRADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...