22 outubro 2012

Valeria Macedo acertou, ao cobrar da hidrelétrica a contrapartida social, que não chegou no Estreito e nem em Carolina.



Acertou em cheio a deputada Valeria Macedo quando entrevistada pelo O GLOBO, sobre a hidrelétrica de Estreito, questionou que os benefícios da construção da hidrelétrica não teria chegado a contento ás cidades de Estreito e Carolinha.
De fato, muitos milhões entraram para o governo e para o município, mas pouco foi feito em função da população das duas cidades maranhenses mais afetas. Em Carolina, muitas ações estão sendo questionadas na justiça, tanto por indenizações abaixo do previsto, como ações de cunho ambientais.
 Em Estreito, os rumos não são diferentes, mas fica muito difícil cobrar alguma coisa agora. -  está tudo inundado.

Muitos animais foram submergidos pelas águas do Tocantins, mas tudo isso era esperado. Os prejuízos causados para a população de Estreito e Carolina são maiores que os benefícios recebidos, basta ir ate as duas cidades, não é necessário andar muito para ver os estragos sociais e ambientais, e o pior, sem resascimento.  As industrias e as prestadoras de serviços vieram e foram embora, deixando centenas de desempregados nas cidades, que inflaram seus atendimentos sociais: como a saúde  feito pelo município, mas isso tudo era previsto. Desde quando a Deputada questionou a contrapartida da Ceste muitos outros representantes do governo passaram a emitir notas motivacionais, como se a Ceste não tivesse beneficiado apenas aos grandes empreendimentos.

A deputada Valeria Macedo não questionou o investimento, apenas falou que não existiu a contrapartida social e ambiental, e a Ceste; quase negou a morte dos peixes...

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...