31 dezembro 2012

Jogar pedra “no Sarney” não vai tornar o PSDB rapariga de Flávio Dino


Parece que Flávio Dino, depois de seis anos perseguindo o PSDB maranhense, decidiu levantar a bandeira da paz e pedir uma trégua em nome do “futuro do Maranhão”. E, pior de tudo, ensaia uma tentativa de transformar o Grupo Sarney como principal, e único, malfeitor dos tucanos dos últimos tempos. É aquela velha estratégia furada de colocar a culpa de tudo o que acontece no Maranhão no senador do Amapá.
A “luz vermelha” da oposição comandada por Dino é emblemática
O discurso batido de “união da oposição” volta a tomar novo fôlego e, pela primeira vez em seis anos, os tucanos maranhenses ficam dois meses sem sofrer ataques de Flávio Dino e de seus aliados. Nos bastidores o que se vê é o ensaio de uma aproximação amigável. E alguns jornalistas já começam a ventilar na imprensa que a culpa das derrotas(?) do PSDB em 2012 foi única e exclusivamente do Grupo Sarney.
Obviamente o poderio de comunicação do Grupo Sarney triturou a imagem de João Castelo em São Luís por quatro anos. Somando-se a isso a atuação canina de deputados de mandato doado, como o repugnante e asqueroso Roberto Costa. A perseguição a João Castelo foi covarde, cínica e desnecessária. Afinal de contas, resultou na eleição de um aliado do, pelo menos teoricamente, pior inimigo. Sim, o Grupo Sarney foi nocivo ao PSDB em São Luís e Açailândia. No entanto, nunca se viu um programa de extermínio de tucanos em todo o Maranhão patrocinado pelo Palácio dos Leões .
Nunca se viu por parte dos sarneys, porque nas eleições de 2008, 2010 e 2012 a derrota do PSDB em toda e qualquer instância sempre foi uma obsessão de Flávio Dino. Apesar do coral dos desmemoriados, Flávio Dino confrontou mais a tucanos do que o próprio grupo Sarney. Sim, sim! Em todas as eleições que teve oportunidade Dino bateu de frente com o PSDB. A obsessão foi tamanha que Castelo começou a sofrer oposição política dos vereadores do PCdoB de Dino antes mesmo de assumir. Em novembro de dezembro de 2008 já havia oposição ao tucano.
Agora ressurge o discurso furado de união da oposição para tentar aliciar tucanos no cabaré que se tornou a oposição maranhense. É um cabaré mesmo! Nas minhas três décadas de vida eu nunca pude observar um grupo oposicionista tão fraco, povoado por bandidos, enraizado por traidores, aleatório politicamente, tutelado por idiotas e sem NENHUM projeto para o Maranhão que fuja da velha ladainha anti-sarney.
Um grupo que, para ficar nos exemplos mais simples, pela manhã faz juras de amor à deputada Elizane Gama e a noite trama por seu enfraquecimento e posterior afastamento do comando do PPS. Um grupo que descumpre acordos políticos com a mesma constância que calcinhas caem no chão dos quartos do Zero Um. E quem acende a luz vermelha dessa casa de tolerância é Flávio Dino…
Sejamos bem claros e diretos: mesmo com a derrota em São Luís o PSDB continua sendo um dos partidos mais fortes eleitoral e politicamente deste estado. Comanda cerca de 10 prefeituras, possui dois deputados estaduais atuantes, dois deputados federais com densidade eleitoral incomum e líderes como João Castelo e Telma Pinheiro com francas chances de se elegerem em 2014. Portanto, é óbvio que o apoio dos tucanos será uma variável muito forte nas próximas eleições.
Tentar granjear o apoio do partido agora é tarde. E, o pior de tudo, tentar fazendo isso usando essa desculpa, digo e repito, esfarrapada de colocar a culpa de tudo no Grupo Sarney é um insulto a inteligência dos tucanos.
Blog do Linhares

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...