23 janeiro 2013

DINHEIRO DA SAÚDE PARA SÃO LUIS: FLÁVIO DINO ESQUECEU DE IMPERATRIZ...


      A articulação política, junto ao Governo Federal, para liberar recursos para a Saúde de São Luis, do recém-eleito prefeito Edivaldo Holanda Júnior, demonstra, com todas as letras, que o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, principal mentor, esqueceu Imperatriz e a Região Tocantina.
Ambulância de Carolina na porta do HM em Imperatriz
É de conhecimento de todos que a cidade de Imperatriz, além de ser referência para atendimento de saúde em alta e média complexidade, assumiu, ao longo dos anos, a orfandade do serviço de saúde das populações de todos os municípios num raio de 300 quilômetros, alcançando, inclusive os Estados do Tocantins e Pará.
As procissões de doentes e acidentados que outrora seguiam rumo a Teresinha (PI) e Araguaína (TO), há muito marcham para Imperatriz na busca de atendimento e socorro médico-hospitalar. Resultado, o Socorrão Municipal e o Hospital Infantil encontram-se literalmente abarrotados por estes pacientes.
Mesmo diante desse fato, que coloca a saúde de Imperatriz na principal rota de acesso de centenas de milhares de brasileiros, os recursos do Governo Federal para a cidade são, deverasmente, mesquinhos e impróprios ao tamanho da demanda, impondo a Prefeitura um enorme sacrifício, que sangra o Município e maltrata seu próprio povo, ainda que, o dinheiro do Ministério da Saúde mais os 15% das receitas próprias municipal são, inquestionavelmente, insuficientes.
Agora mesmo os jornais divulgam que não há mais espaço físico nos hospitais municipal adulto e infantil de Imperatriz e que já há, também, congestionamento de ambulâncias nas ruas que circundam e dão acesso ao Socorrão.
Enquanto isso o Flávio Dino viabiliza 20 milhões de reais para assistir, apenas, os maranhenses que se assentam depois do Estreito dos Mosquitos, desprezando a Saúde Pública ostentada a ferro e a fogo pelo Município de Imperatriz.
Falta de sensibilidade humana e a arrogância política de sobra certamente podem explicar o comportamento de Flávio Dino para favorecer a Capital, São Luis do Maranhão, que, convenhamos, na área da saúde, não assume, contextualmente falando, a importância de Imperatriz.
É o velho bairrismo dos chamados “políticos da Ilha”. Para a Capital, tudo, para o interior, nada ou apenas sobras e migalhas.
Com a palavra o ilustre senhor Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...