29 janeiro 2013

FOTOS NUAS NO FACE: ERROS DOS FILHOS OU DISPLICÊNCIA DOS PAIS?


O vereador do PDT quem o diga, é realmente um problema a página social facebook, pra quem ainda despreza o seu poder. Mas o debate desta semana atinge em cheio, os pais de jovens meninas em Imperatriz, que postaram, inocentemente, fotos semi-nuas na rede.

fotos publicadas na rede, ofuscadas pelo jornal
correio popular.
Um grupo de “mal feitores” resolveram coletar essas fotos e disponibilizaram todas em uma pagina, logo após as denuncias se tornarem publicas a página foi retirada. 

Várias crianças que tiveram suas fotos vinculadas nesta pagina já se sentem traumatizadas e abaladas como o ocorrido e algumas já deixaram de ir a escola, outras estão sendo pegas chorando as escondidas ou apagaram o perfil do face.

Quanto a divulgação, as pessoas que usaram as fotos para vincular em algum site ou página da rede social comete um crime, pois a maioria das fotos são de menores.  Mas o debate ainda se estende aos limites da rede, das responsabilidades dos pais e até onde estes devem controlar o acesso dos filhos a internet.

No site Brasil Escola, a dica do advogado Donaldo de Assis, nos remete exatamente aos acontecimentos recentes, e ele diz: "Na verdade, a Internet pode representar tanto um bem como também um mal. Existe um ditado popular que diz que a dose é a distância que separa o remédio do veneno. Esta analogia também é cabível para a Internet, especialmente em relação às crianças e aos adolescentes, onde a dose do uso da Internet deverá ser prescrita e ministrada por pais ou responsáveis." Para outro especialista, esta  é uma questão entre pais e filhos, é preciso saber transmitir as informações necessárias a segurança,isso, faz com que os filhos se sintam seguros em relação ao comportamento deles de acessar ou postar conteúdos impróprios e a consequencia disso.
 Na opinião do blog, é preciso que os pais aconselhem os filhos sobre os riscos da internet, que os materiais disponibilizados, como fotos ou dados, uma vez postados nunca mais será eliminado. Assim como qualquer outro problema comum, pelo menos nos livros, nos quais orientam os pais em qual tipo de conversa deve ter com os filhos, além de sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, escola, namoro e outros, a internet e rede social devem ser incluídas.
É preciso estar cada vez mais atento aos movimentos dos nossos filhos, mas nada melhor que aconselhar e ensinar os caminhos, para no mínimo, tentar evitar problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...