07 março 2013

Do sucateamento a falta de carros: VBL pode parar a qualquer momento...

Promotoria fiscaliza e prende veículos da VBL
(Foto Pinheiro)

A questão do transporte publico de Imperatriz entrou em uma nova fase, que passa do sucateamento da frota para a falta dela. A prisão de ônibus realizada pela Setran (Sec. De Transito) no inicio do mês passado e agora pelo Ministério Publico, por falta de documentos, segurança ou qualquer outro fator, leva a empresa a um estado critico.

Segundo informações privilegiadas que obtivemos, somente 10% da frota da VBL estaria totalmente em condições de tráfego, por qualquer um dos motivos acima, quer dizer, que se a promotoria, através do promotor Sandro Bíscaro decidir continuar a apreensão, como o mesmo já manifestou em entrevista, o sistema entrará em estado de pani nos próximos dias.

Promotor Sandro acompanha fiscalização
(foto Pinheiro)
Setran já havia apreendido no mês passado - Veículos ainda
estão no pátio da Rodoviária Federal
O erro da direção da empresa pode ter iniciado ao desprezar a consciência dos usuários, ao disponibilizar os ônibus novos em um contrato com a SUZANO, deixando de lado a prestação regular do serviço urbano. Somente para a Industria de papeis, que se encontra em fase de construção, a VBL estaria operando com 35 carros modelo: coletivo e semi-novos, quase a mesma quantidade que estaria operando nas linhas municipais e intermunicipais, que são de 38 carros, mas isso não por ser o necessário, mas sim por falta de veículos que estivessem em condições de executar o serviço, quer dizer, a VBL estaria deixando de lado um contrato de mais 16 anos por um de apenas 3. Entre todos, veículos do ano de 2004 a 2002 e boa parte com pendência judicial por algum motivo.  

Essa é a empresa VBL, ex-TCI – que ao todo deve estar operando em Imperatriz desde a década de 90, prestando um serviço de péssima qualidade. Seria o fim?

Atualização às 09:15


A Vara da Fazenda Pública da Comarca de Imperatriz deferiu liminar, em sede de ação cautelar, obrigando a empresa Viação Branca do Leste a fazer vistoria requisitada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Na decisão o juiz Joaquim da Silva Filho entendeu que a empresa, ao assinar os termos do contrato que lhe permitiu a exploração do serviço do transporte urbano em Imperatriz, não poderia furtar-se à fiscalização do chamado “poder concedente”.

“Deste modo, concedo a liminar pleteada para determinar que a empresa demandada apresente, no prazo de 48 horas, todos os veículos que realizam o transporte coletivo no Município de Imperatriz bem como o acesso da Setran aos veículos para fiscalização e vistoria”, sentenciou, estipulando multa diária de 10 mil reais em caso de descumprimento.  (blog do Elson Araujo)

Um comentário:

Jurema Cappelletti disse...

Holden, você seria a pessoa certa para representar e presidir o URNA em sua cidade. Caso se interesse, minha página do Facebook é jurema.cappelletti. ou meu email é ju.cappel@gmail.com

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...