31 março 2013

Itinga-MA: Escola Hélio Soares pode cair a qualquer momento...


As denuncias que nos chegaram por um e-mail denominado “professora revoltada”, relatam o estado de um prédio que seria uma escola no povoado Açaizal, que faz parte da cidade do Itinga do Maranhão.

A escola Hélio Soares, que por ironia leva o nome de um deputado Estadual do Maranhão, está localizada em um casebre que estão com as paredes rachadas e tem suas instalações totalmente comprometidas, trazendo transtorno e condições sub-humanas às crianças que estudam naquela escola.

Com a denuncia, que segue com o link onde é possível acessar o site da FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e constatar que no ano de 2012 foram destinados mais de 30 mil reais para a conservação do prédio, mas segundo o denunciante, esses recursos nunca chegaram para a gestão da escola.


É constante as reclamações dos pais e alunos, que em dias de chuva estão impossibilitados de permanecer nas salas de aula em decorrência das goteiras existentes entre no telhado, que se encontra totalmente esburacado, a madeira que sustenta o telhado estão rachadas e as paredes estão rachadas, trazendo uma grande risco de acidente para o local, visto que o teto ou as paredes podem cair a qualquer momento: “Nós moradores e pais de alunos não aguentamos mais essa situação. Clamamos por ajuda pelo amor de Deus!`` Disse a mãe de um aluno.

O barraco onde funciona a escola é feito de barro, como pode ser comprovado na foto. A cidade de Itinga-MA fica localizada no limite do Estado do Maranhão com o Estado do Pará, na rodovia Belém Brasilia. A prefeita é Vete Botelho, que foi reeleita para seu segundo mandato.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...