11 março 2013

Valéria Macedo pede ao Governo a reforma do Mercado Vicente Fritz e a construção de uma Ceasa em Imperatriz

Deputada Valéria Macedo quer a
construção de uma CEASA em Imperatriz
A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) solicitou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na última sexta-feira, para que depois de ouvido o plenário encaminhe à governadora Roseana Sarney e ao secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, duas importantes indicações que beneficiam o município de Imperatriz e a região tocantina.

A primeira indicação solicita a disponibilização de recursos orçamentários e financeiros, além do suporte administrativo, para a reforma imediata do Mercado Vicente Fitz, localizado na maior feira livre da cidade, o Mercadinho; na segunda indicação Valéria solicita recursos orçamentários e financeiros, além do suporte administrativo do projeto de lei para criação de S/A ou outra entidade ligada diretamente à administração estadual, para a construção e a imediata instalação da CEASA de Imperatriz, numa parte da área ocupada hoje pelo Horto Florestal Arara Azul (50 hectares), também em Imperatriz.
“O Mercado Vicente Fitz ou Mercadinho, como é mais conhecido e dá nome ao bairro onde está localizado atualmente, é uma das maiores feiras da Região Tocantina, mas o seu mercado necessita de uma reforma, já que a última aconteceu no ano de 2003, implementada pelo então governador José Reinaldo Tavares”, disse Valéria.


Valéria argumenta que as condições do Mercadinho foram sensivelmente melhoradas durante o governo José Reinaldo, mas precisam de outra intervenção do estado para melhorar as condições de abastecimento, distribuição de produtos agropecuários e hortifrutigranjeiros, produtos e secos e molhados.


Segundo Valéria, além das condições físicas, é preciso resolver a questão alusiva ao domínio do Mercadinho, pois à época da reforma foi acertado que os comerciantes usariam o logradouro por dez anos e, depois disso, o Estado indenizaria quem tivesse direito para em ato contínuo passar a gestão e o domínio da área pública do Mercadinho para a Prefeitura de Imperatriz.

Valéria pediu, ainda, a reforma do mercado principal da cidade, o Vicente Fitz

“A indenização da parte privada nunca foi feita, de modo que o Mercadinho hoje é um misto de propriedades pública e privada. O governador José Reinando Tavares fez a parte da infraestrutura com a reforma em novembro de 2003, mas a parte da legalização infelizmente não foi realizada”, informa a deputada.
O fato é que o Mercadinho se incorporou definitivamente à cidade de Imperatriz e, por isso mesmo, é imprescindível que seja submetido a uma nova reforma para continuar atendendo à população em melhores condições, além de ter sua situação jurídica bem delineada pelo Estado do Maranhão, sem ocasionar nenhum prejuízo a quem efetivamente tiver direito.


O secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção de Imperatriz, José Fernandes Dantas, nos apresentou expediente no qual nos pede apoio político para a instalação da Ceasa de Imperatriz. No referido documento sua Excelência informa que “através de estudos prévios, e em contato com a VALEC, há a possibilidade da doação de parte da área para a construção da referida unidade de abastecimento em Imperatriz. O local destinado é parte da área ocupada pelo Horto Florestal Arara Azul, no município de Imperatriz, onde possui área compatível para o empreendimento”.
Sobre a necessidade de uma Ceasa, Valéria argumenta que hoje, infelizmente, as condições são improvisadas e necessitam de uma intervenção imediata do Governo do Estado para solução desses problemas. “Ainda bem que temos o Mercadinho, mas ele precisa de uma parceira chamada de CEASA”, completa Valéria, lembrando que o Município de Imperatriz, por outro lado, é o segundo maior demograficamente do Estado do Maranhão e constitui o mais importante centro consumidor e de distribuição para as regiões do Maranhão do Sul e do Maranhão Central, além do Norte do Tocantins e do Sul do Pará.


O secretário municipal José Fernandes informou que “a referida área está localizada próxima à BR-010, ao lado da Rodovia Norte Sul (mais precisamente no terminal de cargas da VALEC) e próxima ao Rio Tocantins, possibilitando de forma privilegiada diversas formas de transporte, sendo requerida uma área de 50 hectares, que com estudos mais detalhados obedecerá a legislação ambiental vigente e aplicada naquele local”.
“Como se pode ver, a CEASA de Imperatriz é um projeto viável, os estudos preliminares apontam pela sua plena viabilidade e poderá conviver perfeitamente com o Mercadinho Vicente Fitz, o qual já precisa de uma nova reforma. Falta apenas a intervenção da governadora Roseana Sarney e do secretário Cláudio Azevedo para tornar este sonho uma realidade regional. O Mercadinho não exclui a CEASA de Imperatriz e muito menos esta exclui aquele. Conviverão harmoniosamente e ganharão as populações de Imperatriz e toda a região”, disse Valéria. 

(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...