17 março 2013

Valéria ressalta importância de Escolas de Tempo Integral no Maranhão

A deputada Valéria Macedo (PDT), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa durante o pequeno expediente, na última quinta-feira (14/03/03), para ressaltar a importância da implantação de Escolas de Tempo Integral no Maranhão, destacando a experiência com desse tipo de ensino que de forma pioneira no estado já vem sendo utilizado no município de Porto Franco - que já está implantando a terceira escola de tempo integral - onde o grupo político a que pertence, liderado pelo seu irmão Deoclides Macedo vem executando administrações exitosas que servem de referencia no Maranhão e até no Brasil.

"Temos a experiência de uma escola de tempo integral, a primeira do sul do Maranhão, no município de Porto Franco, coordenada pelo professor Pedro Demo, onde alunos com vulnerabilidade social, em sua maioria da classe menos favorecida, contam com uma metodologia de ensino de tempo integral. Trata-se de uma metodologia que não se baseia apenas em tempo de estudo na escola, mas também dividem esses momentos, esse tempo de estudo para aprendizagem focada na construção do conhecimento de autoria dos próprios alunos e onde os professores também aprendem. Eles recebem aulas de música, informática, esporte e lazer, têm todas as refeições na escola, recebem todo o apoio de forma integral e sem nenhum custo para os pais", disse Valéria, manifestando apoio a todas as iniciativas dos municípios e os projetos nesse sentido que estão sendo anunciados pelo governo estadual.


Ao mesmo tempo a parlamentar sul - maranhense lembrou que ainda no início de seu mandato, exatamente no dia 10 de fevereiro de 2011, fez uma indicação em que pediu ao governo estadual que implantasse duas Escolas de tempo Integral, uma em Imperatriz e outra em Açailândia e que agora vê com bons olhos a iniciativa de vereadores de Imperatriz no sentido de solicitar junto ao governo a concretização desse sonho.
"Soube que em sessão ordinária realizada recentemente na Câmara Municipal de Imperatriz, o vice-presidente daquela casa, vereador Esmeradson de Pinho e a vereadora Fátima Avelino, solicitaram também à governadora Roseana Sarney e ao secretário de Estado de Infraestrutura (SINFRA), Luís Fernando Silva, a construção de uma escola de tempo integral na região do grande Parque Alvorada em Imperatriz. Queremos manifestar o nosso apoio, reiterar e confirmar também a nossa indicação junto ao governo para construa em Imperatriz a Escola de tempo integral, a primeira nesse modelo naquela cidade. Tenho certeza que esse é um desejo de toda a classe política, dos educadores, das crianças, dos pais e das mães do progressista município de Imperatriz", afirmou Valéria, lembrando que também na chamada "Estrada do Arroz", as comunidades organizadas em um Fórum estão reivindicando uma escola de Tempo Integral, no que podem contar com seu apoio nessa iniciativa.


Ao se despedir, Valéria parabenizou o deputado Manoel Ribeiro (PTB) que acabou de apresentar o Projeto de Lei que institui o programa de Escola de Tempo Integral no ensino Público do Estado do Maranhão.


"Quero parabenizar o deputado Manoel Ribeiro por essa iniciativa, tem o meu apoio e tenho certeza que esta Casa vai aprovar por unanimidade este projeto, da mesma forma o governo do Estado vai acatar este Projeto e com certeza transformar todas as nossas escolas em escolas de Tempo Integral, por que quem vai ganhar com isso é a nossa população, principalmente alunos de todo nosso Maranhão que com certeza vão aprender bem, aprender melhor e vão ser melhores profissionais, vão trazer maiores benefícios para toda a nossa sociedade", concluiu Valéria.
Postar um comentário