23 abril 2013

Administração do ex-prefeito Deoclides Macedo é copiada em Estreito


Prefeito de Porto Franco (MA), eleito em outubro de 2012Aderson Marinho Filho (PDT), vem aos poucos, mesmo com algumas dificuldades mantendo a ordem e o desenvolvimento herdado pelo seu antecessor Deoclides Macedo. Deoclides foi prefeito por três mandatos e em virtude de suas articulações, foi reconhecido por duas vezes como Prefeito Empreendedor, prêmio concedido pelo SEBRAE/MA. Como reconhecimento foi reeleito em 2008 para o terceiro mandato com 90% dos votos de Porto Franco, uma votação histórica, uma das maiores do país, ocasião em que fiz parte da equipe de produção do programa de rádio para o horário político.

Deoclides Macedo, ja foi eleito
prefeito  empreendedor
Aproveitando à confluência de rodovia, ferrovia e rio navegável, os eixos do crescimento econômico do Maranhão, Deoclides transformou o município num ponto modal aglutinador do desenvolvimento de toda a região. A receita foi simples, investiu em projetos sociais, priorizando educação, com destaque hoje para as Escolas de Tempo Integral, pioneiras no Maranhão. A prestação dos serviços públicos também atingiu níveis de excelência e credibilidade únicos. Os investimentos em infraestrutura, saúde, habitação e revitalização urbana transformaram o município em um polo regional de atração de investimentos.  A cidade passou a ser referencia de organização e gestão pública.
É lógico que o que é bom deve ser copiado e aperfeiçoado. É o que vem acontecendo. Porto Franco está sendo espelho para Estreito, pois, ate a rodovia esta sendo copiada e pelo visto, deve ser feita nos mesmos moldes, inclusive a iluminação as margens da BR.

Tudo indica que o prefeito de Estreito pretende galgar o mesmo caminho do prefeito empreendedor do Maranhão, no entanto, ainda tem muito chão pela frente, pois, Porto Franco já tem escola de tempo integral, Samu, faculdade. E isso, não se faz em 04 anos, é preciso tempo, boa vontade e capacidade de liderança. Para um indivíduo se tornar um líder não basta somente querer, é preciso habilidade em articulação política, capacidade de liderar sem arrogância, equipe competente e com autoridade de fazer acontecer. Enquanto Estreito pretende começar a construção de casas populares, Porto franco saiu na frente.

Percebe-se que a atual gestão do município de Estreito não faz jus ao bom uso do quarto poder existente no jogo do poder que é a mídia, pois, a comunicação que deveria ser um canal aberto com o público, pelo visto, virou um departamento de eventos, onde se atende a própria equipe do governo, deixando o povo sem respostas para perguntas e assuntos pertinentes a sociedade, distorcendo o verdadeiro papel da comunicação social. Falta de profissionalismo? Não acredito que seja.

Mas, se Porto Franco deu certo, então que Estreito, ou qualquer outra cidade seja uma replica, o importante é que o povo seja atendido nos seus anseios.

Por Vilson Santos

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Gestor eleito em Estreito-MA.Oxalá que ele faça em Estreito o que Deoclides Macedo FEZ EM PORTO FRANCO e fará com o estado do maranhão se os maranhenses quiserem que eu penso que querem.O povo quer Deoclides Macedo como governador do Estado do Maranhão.Todavia ele é muito prudente e espera o seu tempo,na hora certa tudo dará certo.Parabéns ao povo de Estreito eao prefeito CICIM.A cidade agora vai dá uma arrumada.

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...