30 junho 2013

A justiça, o Estado e a lei natural de sobrevivência...

A onda de assaltos que assolam e voltaram a preocupar os taxistas de Imperatriz é um pouco do reflexo do crescimento que a cidade vem vivenciando, como também, é em decorrência da ausência de políticas publicas direcionadas a segurança.

A morosidade do Estado em dar respostas a sociedade é tão grande que foi necessário ocorrer uma onda de assaltos, mortes e outros tipos de ocorrências e os meliantes usarem sempre a mesma rota de fuga, a ponte Dom Afonso, que faz fronteira em Imperatriz, do Estado do Tocantins com o Maranhão, para a policia (estado) enfim, resolver instalar uma policia de barreira naquele local de desova.  Mesmo assim, até mandar a equipe demorou meses depois de a guarita estar pronta.

Claro que a competência não é do comando, mas falta de concurso público que aumentasse o efetivo policial e por consequencia a segurança do cidadão. A policia tem uma deficiência no sistema, em um contingente escasso para um imenso território.
 A ausência de policiais é assistida com uma grande quantidade de viaturas nas ruas, em uma resposta do Estado, pelo menos de aparência, pois viaturas geram menos custos que o efetivo humano, e dar mais visibilidade. Com isso, e com a aproximação do processo eleitoral o que se observa é um efeito midiático com o sistema e não a vontade de resolver os problemas.

A ineficácia do Estado para combater o crime e a morosidade do sistema judiciário, para alguns casos, constrange o cidadão que espera por justiça, e ao mesmo tempo, satisfaz o desejo do delinquente guarnecido pelo sistema falho e muitas vezes incompetente.
Na semana passada um juiz de Imperatriz, no alto do seu altruísmo mandou prender um funcionário do Hospital Municipal, como se o mesmo satisfizesse seu desejo de justiça, mas no desejo de impor seu poder, fez um discurso exigindo o cumprindo da decisão, processo natural de uma ordem judicial. Mas quando o outro lado é prejudicado pela morosidade e intocabilidade do judiciário, a quem o infeliz deve recorrer?

O sistema judiciário tem prejudicado e não ajudado, nos casos dos crimes ocorridos contra taxistas.  Um dos exemplos recente foi no assalto ao taxista que foi ferido a faca por menores, que se vingaram logo após serem soltos, matando um sobrinho da vitima, que também era taxista.

Em Açailândia, após o latrocínio ocorrido com um taxista de Imperatriz, o juiz se quer autorizou a quebra do sigilo telefônico dos suspeitos, com isso, a investigação foi, claramente obstruída pelo juiz, e hoje se encontra parada. A quem recorrer?
A demora em dar resposta pelo Estado, em razão das mortes e assaltos dos taxistas vão construindo um outro lado. O da justiça natural; Olho por olho, dente por dente.

Infelizmente, para quem foi criado vendo taxistas serem mortos e outros buscarem justiça perseguindo os assaltantes, a única solução a curto prazo para o fim dos assaltos é a execução da lei através pela parte afetada, pois quando a justiça dos homens falham, a justiça natural deve agir, assim, ficará claro o recado da classe a quem ousar interferir no ciclo natural da vida de qualquer profissional que, em seu estado natural de sobrevivência, sofrer represarias da escória construída através da falha, inoperância e ausência do Estado.


E que seja feita a justiça.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...