25 junho 2013

Presidente do Supremo defende voto distrital...

Em entrevista coletiva prestada agora a pouco, e transmitida pelo canal globo news, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, defendeu o sistema politico brasileiro, a democracia, e disse não ver riscos ao sistema, mas defendeu a eleição distrital, inclusive, explicando como funciona a proposta e citou exemplo parecido nos Estados Unidos, onde o legislador constantemente presta contas diretamente do seu mandato ao seu reduto eleitoral. 

Saiba como funciona o voto distrital:

VOTO DISTRITAL

CAUSA BÁSICA OU PROBLEMA RAIZ DO BRASIL Leia e veja que a solução é mais fácil do que você imagina.

CAUSA BÁSICA 
O Brasil tem muitos problemas, todos nós sabemos. Porém, existem os problemas de raiz, de onde se originam todos os outros.

O principal problema-raiz brasileiro é a ESTRUTURA DO SISTEMA ELEITORAL.

Esse tipo de sistema eleitoral provoca o distanciamento entre o candidato e os cidadãos, faz com que o representante do povo (vereador, deputado, senador) FIQUE FORA DO ALCANCE DA COBRANÇA DOS ELEITORES, por falta de uma base territorial de eleitores mais definida, o Distrito Eleitoral.

Outro fato que a atual estrutura eleitoral provoca, é a necessidade do candidato ter que se comunicar com um público muito disperso e desconhecido, numa base territorial extensa, a um custo muito grande, o que torna os políticos OBRIGADOS A GASTAR O QUE NÃO TEM para serem eleitos e os faz depender de cabos eleitorais, tornando mais aguda a necessidade desses políticos de dar emprego a esses cabos, bem como participarem de meios, às vezes "estranhos", para repor os gastos com sua eleição. No sistema de VOTO DISTRITAL, o custo da campanha de um candidato é bem menor, permitindo a ascensão política de cidadãos, realmente compromissados com os interesses da sua comunidade.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA SEREM COMPREENDIDAS
POR QUE O VOTO DISTRITAL É A VERDADEIRA DEMOCRACIA? Veja abaixo:

O QUE É DEMOCRACIA:
(segundo o dicionário Aurélio)
Regime político que se funda nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa de poder, ou por outras palavras, regime de governo que se caracteriza, em sua essência, pela liberdade de votar e ser votado pela igualdade do valor do voto, de cada um, pela divisão de poderes e pelo controle da autoridade eleita.

A SOLUÇÂO QUE ESTÁ PRÓXIMA DE VOCÊ:
VOTO DISTRITAL, não obrigatório e em dois turnos em todos os níveis, desde Municipal, Estadual e Federal, dando origem ao verdadeiro estado democrático, onde os cidadãos têm IGUALDADE DE VALOR DO VOTO (*), PODER SOBRE OS SEUS REPRESENTANTES, controle efetivo da autoridade e não o contrário.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...