08 junho 2013

Secretária de Saúde realiza prestação de contas durante audiência pública

Na pauta, foi realizada prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2013.
A Comissão de Saúde da Prefeitura de Buritirana realizou na manhã desta sexta-feira (7), a primeira audiência pública para prestação de contas e investimentos da Secretaria de Saúde no primeiro quadrimestre de 2013. A sessão foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores, secretários e do prefeito Vagtonio Brandão (PR).
Antonio Francisco Ferreira, secretário da pasta, fez uso do plenário da Câmara  e falou da situação que estava a saúde quando assumiu a secretaria. Unidades sem ou com poucos médicos, falta de materiais e medicamentos, frota de carros quebrados e unidades socorristas desassistidas.
Em seguida, Antonio Chico como é mais conhecido, comentou algumas ações dos primeiros quatro meses, como a contratação de médicos, reorganização da grade, aquisição de medicamentos, material médico para os postos de saúde e odontológico, recuperação de programas como saúde família e saúde bucal que estavam desativados desde a gestão passada.
“Diante do que encontramos no dia 1º de janeiro quando assumimos, posso dizer que a saúde em Buritirana, avançou muito, apesar de não termos  tudo  que a comunidade precisa. Temos alguns gargalos para enfrentar como cirurgia que ainda não conseguimos disponibilizar para a população, mas estamos trabalhando para isso”, destacou.
O prefeito Vagtonio Brandão, fez um balanço do quadriênio e avaliou como positivo os avanços na secretaria. “Apesar das dificuldades enfrentadas por não termos hospital, mas com o esforço de toda a equipe, temos feito um trabalho razoável e a prova disso é a melhora significativa na saúde”, comentou.
Vagtonio fez questão de enfatizar os pontos em funcionamento como “médicos e medicamentos nos postos, ambulâncias funcionando, laboratórios e consultório dentário em funcionamento, agentes de saúde atuando, melhoria nos salários dos profissionais, e desbloqueio de recursos que estavam bloqueados”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...