02 julho 2013

Restaurante Popular, mais que um prato, uma assistência social...

Durante todo o mês de Julho, Imperatriz será presenteada pela Prefeitura Municipal e Secretarias do Governo, com várias ações e eventos em comemoração ao aniversário de 161 anos da cidade. Neste segundo dia de comemorações, será a vez de festejar os 5 anos de instalação e funcionamento do Restaurante Popular. O evento acontece hoje, às 11h, no próprio restaurante.
De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mirian Reis, a programação será aberta aos usuários do Restaurante e à comunidade em geral. “A comunidade está convidada para prestigiar as comemorações que contará com apresentações culturais como Coral Curumim, formado por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), grupo de Hip Hop Adulto, Exposição de Hortifruti da região pela Secretaria de Agricultura”.
Além das atividades de entretenimento, na ocasião serão disponibilizadas à comunidade serviços de Avaliação e Orientação Nutricional, Aferição da Pressão Arterial com orientações sobre o tema, além do tradicional “parabéns” e corte do bolo.

Serviço de qualidade e preço acessível
O Restaurante Popular é um programa mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e faz parte de uma das ações da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo Amauri Freitas coordenador do Restaurante, o local foi criado com a finalidade de combater a vulnerabilidade ao risco nutricional, atendendo pessoas de classe econômica menos favorecida.
“Lá são produzidas refeições sadias, por meio de processos seguros seguindo o controle higiênico sanitário adequado para as boas práticas de alimentação e cardápio preparado por profissionais qualificados, e a preço acessível. Nós atendemos pessoas sem condições de fazer uma nutrição adequada com variação alimentar. Pessoas sem condição de ter uma alimentação completa em nutrientes. Além disso o Restaurante evita também que trabalhadores impedidos de fazer as refeições em casa, façam alimentação sem nenhuma riqueza de nutrientes, utilizando fest food, por exemplo”, informou Amauri”.


Atendimento ampliado - Assim que inaugurado o restaurante servia 200 refeições diárias. Atualmente são 600 refeições e faz doações de quase 100 para moradores de rua e estudantes da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que estudam no período diurno.
A titular da Sedes, Miriam Reis, ressalta a importância do restaurante para a cidade.
“Imperatriz é uma das poucas cidades que dispõem a sua população um restaurante popular. É um local que prepara e comercializa alimentação adequada a baixo custo, é só R$ 1,00. E já foram servidas mais de 572 mil refeições, só na gestão do prefeito Madeira. Hoje o trabalhador que mora longe do seu local de trabalho e não tem como ir almoçar em casa, vem direto para o Restaurante Popular”, informou Miriam.

[Sara Ribeiro – ASCOM]


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...