27 agosto 2013

A difícil convivência de Roberto Rocha na oposição…


Eleição após eleição, o vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha (PSB) é visto sempre com desconfiança pela oposição maranhense.
http://blog.jornalpequeno.com.br/ricardosantos/files/2013/08/foto-20-Roberto-566x1024.jpgA falta de credibilidade  do socialista entre seus pares oposicionistas parece superar qualquer estrutura de campanha ou força política e eleitoral que ele possa demonstrar ter.
Às vésperas da campanha de 2014, Rocha continua a enfrentar esta desconfiança.
Com relação apenas formal com o chefão comunista Flávio Dino, Rocha também não se dá bem com o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), vive uma espécie de isolamento na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e não consegue abrir diálogo com membros do PSDB e do PDT.
Mas há razão para isso.
Filho do ex-governador Luiz Rocha, Roberto nasceu nas entranhas do grupo Sarney, por onde se elegeu deputado estadual. Rompeu com os Sarney em 1993, quando tentou ser presidente da Assembleia Legislativa e foi preterido.
A partir de então, passou a compor na oposição, mas nunca conquistou o nível de confiança necessário para se tornar um líder de fato.
Em 2002, decidiu sair candidato a governador, mesmo contra a vontade de Jackson Lago (PDT), que tinha a esperança de vencer no primeiro turno. A dois dias da eleição, renunciou a candidatura.
Resultado: José Reinaldo venceu no primeiro turno.
Em 2006 ele já estava com José Reinaldo, elegendo-se deputado federal no grupo que elegeu Jackson Lago. Mas manteve-se distante das articulações até a cassação de Jackson.
Em 2008, articulador da campanha de João Castelo – e enciumado com a ascensão de Flávio Dino (PCdoB) – tentou enquadrar o comunista dizendo que “política tem fila, que deve ser respeitada” .
Em 2011, já havia rompido com Castelo e estava no grupo do mesmo Flávio Dino que não respeitou a fila.  Conseguiu eleger-se vice-prefeito em 2012.
De lá para cá, tem buscado apoio de outras correntes políticas à sua candidatura a senador – e se mostra cada vez mais afastado do comunista e seus aliados.
As idas e vindas de Roberto Rocha na oposição repercutiu ontem na Assembleia Legislativa.
Ao explicar uma fala ao deputado Marcelo Tavares (PSB), o também deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD) deu uma definição do perfil de Rocha:
- Ele é o nosso Cavalo de Troia na oposição.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...