04 agosto 2013

Prefeitura deve regularizar pelo menos 80 mil imóveis em Imperatriz

Primeiros 500 documentos foram entregues neste sábado. Mais 3 mil já estão praticamente prontos
           
O sonho da legalização do imóvel. Muita gente espera isso há 10, 20, 30, 40 até 50 anos, como a dona Zenaide Lopes Soares, 84 anos, 40 deles lutando pelo título de sua casa, que apos quatro décadas de espera, depois deste sábado (3), pode dizer: agora sou proprietária do meu maior bem, o meu lar.
              
Em solenidade realizada na manhã de ontem, o prefeito Sebastião Madeira, e o secretário de Estado da Infraestrutura Luís Fernando, acompanhados do secretário municipal de Regularização Fundiária (Serf), Daniel Souza, e do Deputado Estadual Leo Cunha, fizeram a entrega dos primeiros 500 títulos de propriedades aos moradores de vários bairros de Imperatriz.

O evento, que aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UBA), localizada na Praça União, no Centro, contou com a participação de lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares, foi pautado pela alegria e emoção de cada cidadão beneficiado com o maior programa de regularização fundiária urbana do estado do Maranhão.

Madeira foi recebido com alegria pela comunidade que lotou o auditório, entre abraços calorosos e aplausos pela iniciativa de promover, depois de décadas de espera, pela emissão de títulos de propriedades pelo município de Imperatriz.
Na ocasião, o gestor municipal destacou que a entrega do documento [título definitivo] representa a “carteira de identidade” do imóvel do cidadão beneficiado pelo projeto de regularização fundiária. “Queremos até o final do nosso governo beneficiar o maior número de famílias com a entrega de pelo menos 80 mil títulos definitivos”, garantiu o prefeito ao anunciar que pelo menos mais três mil títulos já estão praticamente prontos para serem entregues nos próximos dias.


O prefeito agradeceu as parcerias com o legislativo e demais órgãos e instituições que prestam serviços à comunidade. Ele destacou o empenho do Secretário Luis Fernando, que se sensibilizou com a questão fundiária da cidade e viabilizou o processo de titulação dos imóveis da Vila Cafeteira, área do estado que ocupada há mais de 30 anos. "Quero agradecer o apoio do Luis Fernando que levou à governadora a necessidade de regularizar a área da Cafeteira onde a entrega dos títulos já vai ser realizada em Setembro".
Representando o Governo do Estado, Luis Fernando, parabenizou a gestão municipal pelo ato de coragem. "A questão fundiária é um dos principais problemas urbanos de um município, que o Madeira e sua brilhante equipe estão enfrentando com êxito".
Em seu pronunciamento, o titular da Secretaria Regularização Fundiária Urbana em Imperatriz, Daniel Sousa, destacou a celebração da cidadania por meio do trabalho do órgão.    "O problema e antigo e ninguém ousou enfrentar anteriormente. Mas o prefeito firmou esse compromisso, e assim como em todos os outros, esta honrando sua palavra, por meio do trabalho de uma equipe comprometida em garantir a documentação dos imóveis em situação irregular na cidade. hoje tenho a honra de anunciar que alcançamos a nossa primeira meta com a entrega de 500 títulos definitivos de propriedade gratuitamente a comunidade".

Zona rural - Na cerimônia de entrega dos títulos  realizada ontem,  o prefeito recebeu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (Incra),  cerca de 800 hectares doados pela União ao Município de Imperatriz, para que a Prefeitura efetue a regularização das terras dos povoados 1.700 e Coquelândia, na zona rural de Imperatriz.
Na ocasião José Inácio Sodré, Superintendente do Incra no Maranhão, observou que Imperatriz sai na frente com a primeira Secretaria Municipal de Regularização Fundiária do Maranhão. "Imperatriz dá um passo importante para mostrar para todo o Maranhão que o desafio de regularizar individualmente os imóveis de cada município é possivel". (Da ASCOM)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...