18 setembro 2013

DEPUTADA VALÉRIA MACEDO É HOMENAGEADA PELO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM COM A COMENDA MARIA JOSÉ CHAVES COSTA

Na última quinta-feira, 12/09, o Conselho Regional de Enfermagem /Coren-MA, promoveu a entrega da “Comenda Maria José Chaves Costa” aos Destaques da Enfermagem 2013, em solenidade que contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Osvaldo Albuquerque, de 23 presidentes ou representantes de Conselhos Regionais de Enfermagem, além de conselheiros federais, assessores, autoridades e convidados.

A Comenda Maria José Chaves Costa, cujo título traz o nome da primeira presidente do regional maranhense, em reconhecimento à sua importância histórica para o órgão, foi instituída pela Gestão 2012-2014 com o objetivo de homenagear aqueles que possuem reconhecida atuação em favor da enfermagem e contribuíram ou ainda contribuem para o desenvolvimento da profissão no Maranhão e no Brasil.

Nesta edição, a honraria foi entregue a 24 personalidades, entre estas a deputada estadual Valéria Macedo (PDT), incluindo uma homenagem especial ao presidente do Conselho Federal de enfermagem,/Cofen, Osvaldo Albuquerque, e a cinco presidentes de Corens, cujos estados representam cada uma das regiões do país: Felipa Rafaela Amadigi (SC), Rubens Schröder Sobrinho (MG), Eleonor Raimundo da Silva (MT), Gilvan Brolini (RR) e Ronaldo Miguel Bezerra (PB).

“Além de exaltar os profissionais de enfermagem, o Coren-MA busca também, através da comenda, realçar a importância do trabalho e da vida de algumas pessoas importantes para a sociedade maranhense, como é o caso da deputada estadual e enfermeira Valéria Macedo, que tem se destacado na Assembleia legislativa do Maranhão na defesa da Saúde e dos profissionais da enfermagem”, disse a presidente do Coren, Célia Resende.

A deputada Valéria Macedo agradeceu a homenagem afirmando que o gesto do Coren só lhe incentiva a continuar ainda mais a lutar em favor dos profissionais de saúde, não apenas por uma questão corporativa, mas pela importância dessas categorias para a existência humana.

“Não existe saúde sem os profissionais da saúde, por isso considero justa a nossa luta, por melhores condições de trabalho e salários dignos. Esta homenagem por minha atuação nesse sentido me deixa muito honrada e com a responsabilidade maior ainda em dar continuidade a essa luta, a  realizar um mandato sintonizado com os anseios do nosso povo”, disse Valéria.


Os demais homenageados da edição 2013 dos Destaques da Enfermagem foram: o desembargador Jorge Rachid, Dr. Getúlio Albuquerque, Aldacy Raposo Nascimento (1ª presidente da Aben-MA), Ana Clara Fernandes Batalha (saúde pública), Arlene de Jesus Mendes Caldas (coordenação do ensino superior), Elzanira Santos de Sousa (assistência técnica - Hospital São Domingos), Josete Feitosa Mendes (assistência – Hospital Sarah), Loutegards de Sousa Carvalho (gestão de escola técnica), Maria Ayrecila da Silva Novochadlo (in memoriam – administração em enfermagem), Maria da Conceição Mendes Mesquita (supervisão de estágio de ensino superior), Maria de Jesus Castro (assistência técnica - Hospital Geral), Maria Helena Nunes Castro (políticas de saúde), Maria Viterba Ferreira da Silva (assistência técnica - Hospital Djalma Marques), Nair Portela Silva Coutinho (assistência – Hospital Universitário), Raimundo Juliano Rego Soares (assistência técnica – Hospital Universitário), Rosemary Ribeiro Lindholm (pediatria) e Teresinha de Jesus Nogueira Frias (obstetrícia).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...