21 setembro 2013

Eleições 2014: filiação de Rosângela Curado pode gerar crise no PDT de Imperatriz e na oposição dinista


O que está sendo planejado para ser uma festa partidária pode acabar virando um grande tormento para o PDT e para a oposição dinista de uma forma em geral.
É que no próximo dia 28 será o ato de filiação da candidata derrotada prefeita de Imperatriz, Rosângela Curado, no partido da Rosa Vermelha. Curado decidiu trocar o liberalismo do DEM pelo trabalhismo do PDT. Até aí nada demais, até revela uma evolução política e ideológica da doutora odontóloga, tal como ocorreu com o deputado Raimundo Cutrim, que também trocou o ideário liberal do DEM e hoje é um comunista convicto.
Entretanto, a filiação de Rosângela Curado está causando um mal-estar desgraçado no território pedetista de Imperatriz, manifestado, sobretudo, pelo deputado estadual Carlinhos Amorim, pela deputada Valéria Macedo e pelo seu irmão e uma das maiores lideranças da Região Tocantina, o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo. Explica-se.
Rosângela Curado apareceu como uma espécie de “fenômeno eleitoral” nas eleições municipais de Imperatriz em 2012, quando ficou em segundo lugar na disputa para a prefeitura obtendo 39.718 votos, ficando, inclusive, na frente do pedetista Carlinhos Amorim, que obteve somente 6.814 votos.
Só que a surpreendente votação obtida pela então candidata do “25″ foi fruto do apoio que ela conseguiu aglutinar em torno de si, como o do deputado Antônio Pereira (DEM), homem forte da Bem Viver, Oscip que opera milhões na saúde do estado, e do ex-prefeito Ildon Marques (PMDB). Tanto Pereira quanto Marques recusaram-se em apoiar o projeto de reeleição do prefeito Sebastião Madeira (PSDB).  Ou seja, o grande desafio de Curado daqui para frente é mostrar que tem votos de verdade, já que projeta uma candidatura à deputada federal numa dobrada prioritária com o aliado Antônio Pereira.
E é justamente esse projeto de federal que não agrada nadica de nada os pedetista históricos locais. Outro motivo de desconfiança dos históricos da região é quanto a ocupação da vaga de vice numa eventual chapa do PDT com o PCdoB de Flávio Dino.
O ex-prefeito Deoclides Macedo é nome favorito dos trabalhistas do Sul do Maranhão, mas o pessoal que banca a filiação de Rosângela Curado, leia-se Weverton Rocha e Julião Amin, defende o nome do empresário Marcio Honaiser, liderança do PDT do município de Balsas.
Tem outra: com o desembarque do “fenômeno” Curado no PDT, poderia haver um rearranjo no partido e a mulher sairia da disputa para a Câmara Federal e seria promovida à candidata a vice-governadora na chapa de Flávio Dino, e a “dobrada” com Antônio Pereira na região passaria a ser com Weverton Rocha.
Enfim, não há cenário algum que desperte alegria e satisfação nos pedetista de Imperatriz com a filiação de Rosângela Curado nos quadro do PDT.
Isso significa mais problemas para o candidato Flávio Dino na segundo maior cidade do Maranhão.
E o que acontece em Imperatriz costuma correr com a rapidez de um rastilho de pólvora pelos demais municípios de região.
É aguardar para ver.

Um comentário:

Anônimo disse...

O meu voto e da minha família ela já tem.

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...