10 outubro 2013

JOÃO LISBOA: Secretário de Saúde faz balanço positivo sobre Campanha de Vacinação Anti-rábica.

O programa de vacinação vai atender também nos povoados através de uma equipe volante.
Foi realizado no ultimo final de semana, na cidade de João Lisboa, mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica. Para o secretário de Saúde, Cleonaldo Diniz, a campanha superou as expectativas em função da grande quantidade de animais que foram imunizados.
O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, através da vacinação desses animais domésticos, prevenindo a raiva humana, acrescentou Cleonaldo, destacando ainda que o sucesso da campanha se deve ao crescimento do nível de informação, a importância da prevenção e também a preocupação que os criadores possuem com a saúde de seus animais de estimação, o que é extremamente relevante, destacou.
Para as pessoas que não conseguiram imunizaram seus animais de estimação no dia da campanha, podem procurar a Secretaria de Saúde, que fica localizada no centro da cidade, para obter a vacina.
Nos próximos dias a campanha anti-rábica vai realizar o processo de imunização nos povoados Centro dos Carlos, Capemba D’agua, Muçambê, São Raimundo e o povoado Prego, através de uma equipe volante, informou Carla Rocha, coordenadora de atenção básica.
Porque vacinar seu animal contra a raiva?
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Cabe aos serviços de Saúde municipais o controle da transmissão da doença na zona urbana. Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina.
Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas e não manifesta queixas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...