02 outubro 2013

MPMA recomenda previsão de orçamento adequado para o enfrentamento da violência contra a mulher

mini mini PJ Imperatriz reduz
Fachada das Promotorias de Imperatriz
Em 2 de outubro de 2013, a 8ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz expediu Recomendação ao Estado do Maranhão, Assembléia Legislativa, Prefeitura e Câmara de Imperatriz, Prefeitura e Câmara de Davinópolis, e à Prefeitura e Câmara de Vila Nova dos Martírios, para que na Lei Orçamentária seja incorporada previsão de receita para a estruturação da Rede de Proteção à Mulher.


O objetivo é combater de forma eficiente a violência e discriminação de gênero, bem como criar e fortalecer programas de inclusão da mulher, vítima de violência, ao mercado de trabalho. A Recomendação foi expedida pelo promotor de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Junior.

A Lei Orçamentária será votada para ter vigência durante o exercício financeiro de 2014.
O Ministério Público do Maranhão recomendou ainda que não fosse aprovada qualquer emenda ao projeto de Lei Orçamentária Anual que retire receitas destinadas aos órgãos de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

"Durante a tramitação, deliberação e apresentação de emendas parlamentares ao projeto de Lei Orçamentária Anual, geralmente se prevê uma receita tímida e insuficiente para estruturar os órgãos destinados ao enfrentamento da violência contra a mulher", afirmou Joaquim Júnior.
O promotor de justiça acrescenta que todas as vezes que a sociedade civil cobra do Poder Público uma atuação mais efetiva no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, as autoridades sempre alegam a falta de previsão orçamentária como obstáculo para efetivar as medidas previstas na Lei Maria da Penha. "No Brasil, todas as receitas e despesas do Poder Público devem estar previstas na Lei Orçamentária Anual, que tem vigência no exercício financeiro do ano seguinte".

Redação: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...