22 novembro 2013

A. L . HOMENAGEIA UNICEF E PASTORAL DA CRIANÇA EM SESSÃO PROPOSTA PELA DEPUTADA VALÉRIA MACEDO

Durante a sessão a deputada, que é autora das leis que institui a Semana Estadual do Bebê (nº 9.903/2013) e a Semana Estadual de doação de Aleitamento Materno (nº 9.907/2013), recebeu homenagens

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (21), sessão especial proposta pela deputada Valéria Macedo (PDT), para homenagear as instituições Pastoral da Criança e Unicef pelo trabalho desenvolvido no Maranhão em proteção aos direitos à vida, à saúde e ao desenvolvimento da criança e do adolescente.



 Com uma apresentação de ballet, o Projeto Social RestaurArt, da Igreja do Nazareno, abriu os trabalhos da sessão que foi presidida pelo deputado Carlos Amorim (PDT).

 Valéria Macedo iniciou o seu discurso destacando a atuação da Unicef no Estado nas áreas de educação, saúde e cultura. “Este órgão esteve presente na luta das mulheres pelo direito de amamentar seus filhos, a criação do primeiro programa de merenda escolar, redução das mortes por diarréias, promoção do uso do soro caseiro. Portanto, é com grande satisfação e alegria que a Assembleia presta homenagem a vocês”, declarou a deputada.
Sobre a Unicef, Valéria Macedo citou ainda a criação do programa do ‘Selo Unicef’, que teve como objetivo implementar políticas voltadas para as crianças, além de promover a mobilização social, incentivando os gestores a conhecer, avaliar e monitorar os indicadores sociais relacionados à criança e ao adolescente. Sua última edição contou com a participação de 154 municípios maranhenses. 

Antes de prestar homenagem à Pastoral da Criança, Valéria Macedo lembrou a médica missionária Zilda Arns, fundadora da Pastoral. “Eu não poderia deixar de me referir à nossa saudosa missionária e médica pelo seu grande feito, salvando  milhões de crianças  ao longo desses 27 anos existência da Pastoral, usando remédios naturais e métodos alternativos, sem fazer pesar aos mais pobres”, disse. 

Aqui no Maranhão, a Pastoral da Criança abrange 167 municípios, contando com oito mil voluntários atuantes. O resultado é uma média mensal de 42.000 famílias acompanhadas pela instituição, quase 4.000 gestantes e 57.000 crianças menores de 6 anos e, aproximadamente, 683.000 crianças na faixa etária de seis anos.


 À LUZ DA LEI
 Ainda durante seu pronunciamento, Valéria Macedo destacou dois projetos, de sua autoria, aprovados pela Assembleia e que foram transformados em lei: o da Semana Estadual do Bebê (nº 9.903/2013) e da Semana Estadual de doação de Aleitamento Materno (nº 9.907/2013).
 “Estes dois projetos defendem os mesmos objetivos dessas duas instituições, que é a defesa da criança e do adolescente, principalmente a criança nas primeiras horas de vida. Agradeço muito aos deputados que aprovaram esses importantes projetos”, falou Valéria.

 Durante a sessão solene, Váleria Macedo também recebeu uma homenagem. “Se tu estás emocionada, eu também estou. Em vários momentos estivemos juntas lutando pelo bem da primeira infância no nosso Estado. Graças a você deputada, a lei da Semana Estadual do Bebê já está em vigor e agora vamos colocar em prática. Tenho certeza que conseguiremos reverter os indicadores da mortalidade infantil no Maranhão”, declarou Marielza Cruz Souza, superintendente da atenção primária em saúde do Estado.

 Os deputados Manoel Ribeiro (PTB), Bira do Pindaré (PSB), Eliziane Gama (PPS) e a ex-deputada Helena Heluy acompanharam as homenagens e também se pronunciaram. 

“Tratar de crianças e de adolescentes é tratar do futuro do Maranhão e do Brasil. Estou na luta pelos direitos humanos e vim trazer hoje, nessa Casa, o reconhecimento a estas instituições, que tanto estimulam os governos municipais a traçarem metas para investir na educação das crianças. Todo esse trabalho é fundamental para mudar o quadro do nosso estado que tem indicadores cruéis da educação”, discursou Eliziane. 

(Jéssica Barros/Agência Assembleia, editado)




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Maranhão é o único estado do país com renda média inferior a R$ 1.000, mostra IBGE

  Renda média dos maranhenses é de R$ 969 (GABRIEL CORREA/AGÊNCIA BRASIL) O Maranhão continua sendo a unidade da federação com a pior renda ...