16 dezembro 2013

Atendimento na Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer será iniciado hoje

Finalizadas exigências legais, SEMUS esclarece que os ajustes para funcionamento dos equipamentos estão sendo concluídos

Após os ajustes técnicos, o atendimento na unidade móvel de prevenção e tratamento do câncer será oficialmente iniciado nesta terça-feira (17) em Imperatriz. De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, o motivo da demora no atendimento foi ocasionado pela necessidade de ligação de energia elétrica específica para o funcionamento dos aparelhos da unidade, que está sendo finalizada. “Trata-se de uma ligação trifásica, que já foi solicitada e está sendo efetuada pela empresa responsável”.
A primeira região de Imperatriz beneficiada com o atendimento da nova unidade móvel é a grande Vila Nova. O veiculo é equipado para a realização de exames preventivos de quatro tipos de câncer: colo do útero, mama, próstata e pele.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) já fizeram cadastro dos moradores do bairro e regiões circunvizinhas, para que eles possam ser atendidos. O ‘ônibus-hospital’ já se encontra em frente ao Centro de Saúde Clésio Fonseca, por tempo indeterminado até atender à demanda cadastrada com realização de exames de Papa Nicolau (PCCU), Próstata (PSA) e biopsia de pele.

A coordenadora ressalta que na manhã de ontem já foram realizados os primeiros atendimentos. “Já atendemos aqui algumas pessoas, mas para melhorar a qualidade desse atendimento ainda estamos dependendo da ligação de energia, que já está sendo providenciada pela Companhia Energética, de acordo com solicitação feita e que será concluída até o final do dia”, informa Vilenice, ressaltando que colocar o ônibus em funcionamento requer uma logística bem complexa, tendo em vista que é necessária além de materiais, uma ligação provisória trifásica.


Exigências legais para inicio do atendimento - Conceição Madeira, secretária municipal de saúde, explicou à reportagem que o tempo de espera para iniciar o atendimento, também se deve pela exigência do contrato que deveria ser assinado pelo Hospital do Câncer de Barretos. Trata-se de um protocolo exigido pela Fundação Pio XII (Hospital do Câncer de Barretos), que regulamenta a realização dos exames de mamografias a serem realizados no ônibus que vai percorrer todos os bairros da cidade, incluindo zona urbana e zona rural.

“Para iniciar os trabalhos dependemos da autorização do Ministério da Saúde e da Fundação Pio XII, pois os custos destes serviços serão pagos pelo MS via fundação. Não poderíamos iniciar sem esta autorização, e sem os sistemas devidamente instalados aqui, para que as mamografias possam ser cadastradas e enviadas ao Hospital – que vai analisar, e emitir os laudos”, afirma a secretária. Ela explicou também que era necessário aguardar os computadores que foram formatados para instalar o programa com os protocolos dos exames.

A unidade móvel – O ônibus modificado que custou R$ 2,3 milhões foi financiado da Fundação Vale e equipado pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII Barretos), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos. O veículo de dois andares foi dividido contando em sala de espera com TV; outra de mamografia (com mamógrafo de última geração); uma de coleta de colpo citologia, para realização do Papa Nicolau e há ainda a sala de exame de pele e um centro cirúrgico.
No caso do câncer de pele será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Hoje, 90% dos casos relacionados ao câncer de pele já são resolvidos nesse tipo serviço. A capacidade desta unidade é de realizar 330 exames por dia.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...