07 dezembro 2013

Cartão SIM substitui o vale transporte em Imperatriz

Hemerson Pinto

O anúncio foi divulgado na manhã de ontem pela empresa de transporte público Viação Branca do Leste, responsável pela implantação da bilhetagem eletrônica em Imperatriz. Após a coletiva de imprensa, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o novo sistema de pagamento de passagens que substituirá o tradicional vale transporte.
Com o cartão do Sistema Imperatriz de Mobilidade (SIM), o passageiro deve perder menos tempo na roleta, uma das justificativas da direção da empresa. Outro ponto positivo, segundo a VBL, é a segurança, pois o caixa dos ônibus passou a acumular quantia inferior em dinheiro, e o passageiro terá menos preocupação em transportar valores para pagar a passagem. Para quem utiliza vale transporte, um dos fatores positivos é a comodidade. Ao invés de transportar os tickets em bolsas ou carteiras, um único cartão é o suficiente.
Recarregável, o cartão SIM substitui o dinheiro, o passe escolar e o vale transporte. O cartão poderá ser adquirido em uma loja que a empresa vai inaugurar no primeiro piso do Tocantins Shopping, Centro. O início do funcionamento está previsto para o dia 20 de dezembro. O passageiro deverá comparecer à loja, comprar o cartão com os créditos, que terá valor mínimo de R$ 23 (vinte e três reais). Cada vez que entrar no ônibus e colocar o cartão na máquina (validador), o valor correspondente ao preço da passagem será descontado do cartão, diminuindo o crédito.

Os cartões são divididos em quatro modalidades: o Cartão Cidadão, para toda a população; o Cartão Escolar, para os estudantes; o Cartão Servidor; para funcionários públicos municipais; e o Cartão Vale Transporte, para quem trabalha em empresa privada. O diretor geral da empresa, Denis Policarpo, explicou que o sistema vai eliminar o uso do vale transporte como ‘moeda de valor’, na compra ou troca por produtos. Para deficientes físicos e idosos não haverá alteração no acesso aos ônibus da empresa. Quem não aderi ao SIM poderá pagar a passagem com dinheiro.

“O objetivo é melhorar o transporte para o usuário, dar mais segurança pra ele e para a empresa. A partir do dia 20, os ônibus vão circular com a catraca eletrônica e em meados de janeiro já estará funcionando”, explica Denis Policarpo.

O diretor também falou sobre corredores exclusivos para ônibus que deverá ser criado pelo município, após aprovação do projeto do vereador Esmerahdson de Pinho. “A Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, a Rua Coronel Manoel Bandeira e a Rua Luís Domingues vão ganhar esses corredores, benefício para a população que utiliza o transporte público, pois vai agilizar o serviço e melhorar o trânsito de Imperatriz”, declara Denis.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...