08 janeiro 2014

Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer já atendeu mais de 200 pessoas


            Iniciado em 16 de dezembro do ano passado, o serviço prestado pela Unidade Móvel de combate ao câncer vem atendendo a comunidade do bairro Vila Nova e regiões circunvizinhas, com realização de exames preventivos dos cânceres de colo do útero, mama, próstata e pele. Além das consultas e dos exames acima citado, as mulheres acima de 40 anos que estão procurando a Unidade também terão acesso ao cadastro para realização da mamografia.


            Para Conceição Madeira, Secretária de Saúde, ver a Unidade funcionando é motivo de muita satisfação.             “Colocar este ‘ônibus hospital’ em funcionamento não foi uma tarefa fácil, devido à complexidade da sua logística de atendimento. Mas constatar hoje que já realizamos 80 exames de PSA (exame da próstata), 126 exames de Papa Nicolau (prevenção) e cerca de 50 consultas dermatológicas, nos deixa muito felizes, pois a cada atendimento realizado ampliamos o acesso a saúde e qualidade de vida da população, que é nosso objetivo principal como gestores”, destaca.

            Segundo a secretária, outro ponto positivo é a agilidade no processo de realização dos serviços prestados pela Unidade, pois alguns pacientes já estão recebendo resultado dos exames realizados. Vilenice Batista, que coordena os trabalhos, explica que para atender à demanda da região do grande Vila Nova, sua equipe, composta por médico, enfermeiros e técnicos, está de plantão durante o dia todo, de segunda a sexta, em frente ao Centro de Saúde Clésio Fonseca.

            “Estamos aqui atendendo tanto as pessoas cadastradas pelos nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), quanto as que nos procuram diretamente na Unidade”, informa a coordenadora esclarecendo que as pessoas que não foram cadastradas pelo seu ACS, podem se dirigir até a Unidade levando seu cartão SUS, identidade e comprovante de endereço, que será cadastrado e atendido de imediato. Vilenice esclarece também que atualmente estão atendendo apenas as pessoas daquela região, porque a Unidade será deslocada para os demais bairros da cidade.

            “De acordo com o que preconiza o programa, o atendimento deve ser segmentado por área, para facilitar o acompanhamento dos pacientes que por ventura forem diagnosticados com alguma patologia. Então é de suma importância que cada paciente seja atendido na sua própria área”, explicou.

A coordenadora informa ainda que o Calendário de Atendimento já está montado, e que foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) para que sejam feitas as readequações necessárias. Assim que estiver aprovado o mesmo será divulgado para que os cidadãos saibam a data que o ônibus passará pelo seu bairro.

Maria Almeida - ASCOM

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...