10 fevereiro 2014

Cemar tenta desmantelar de vez a poluição visual com os postes da Nova Imperatriz...



     É necessário ter um pouco de ordem nesse galinheiro, já dizia o ditado. Não podemos mais aceitar que qualquer empresa ou mesmo cidadão comum continue zoneando essa cidade, como se as passarelas ou calçadas fossem bens e não propriedade do Estado e de uso comum. A CEMAR exagerou até no tamanho do poste, e mais ainda na falta de organização e visão futurista, no momento em que não se preparou para investir onde estariam sendo feitos os investimentos privados e ampliando seu fornecimento de energia com a construção de sub-estações.

    Quem presenciou a inauguração do Armazem Paraiba, que demorou bastante tempo para fica pronto, viu o que está prestes a ocorrer. O sistema de ventilação simplesmente não funcionou porque a CEMAR não conseguiu entregar a quantidade de quilowatts necessário para a operação do aparelho, no mais, sem prejuízo para fornecedora, a empresa foi obrigada a contratar um gerador que consumiu mais de 50 mil reais mês, durante mais ou menos 90 dias.

Leia a matéria do jornal o progresso, do jornalista Emerson Pinto, que fala sobre a implantação dos postes despropoporcionais no Bairro Nova Imperatriz: 

A calçada da residência do aposentado José Ferreira Santos permitia tranquilamente o tráfego de pedestres e cadeirantes. O passeio público está localizado no cruzamento das ruas São Francisco e Sousa Lima, Nova Imperatriz, e ficou praticamente interditado após a instalação de um poste largo, com 22 metros de altura.


“Agora eu só passo aí se for imprensado, entre o poste e a parede, ou então pelo meio da rua. Cadeira de roda nem pensar”, reclama o morador. José Ferreira alerta até para riscos de acidentes, que segundo ele, podem acontecer a qualquer momento. “Ficou um ponto morto, tira a visão dos motoristas”.


A mesma opinião tem o vizinho Raimundo Nonato. “Não era o lugar adequado para colocarem um poste como este. Há outros locais onde os moradores e quem precisa usar o passeio público ficaram prejudicados. É largo e grande. Colabora até com a poluição visual”, comenta o morador.


Os postes que vêm sendo instalados ultimamente em Imperatriz fazem parte da Linha de Transmissão em 69 KV, da Companhia Energética do Maranhão, para interligar a Subestação Beira Rio à Subestação Santa Rita. Parte das ruas São Francisco e Paraíba, na Nova Imperatriz, já recebeu o posteamento, que também é notado em trechos da Rua Floriano Peixoto e Avenida Newton Belo.


Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), a obra da Linha de Transmissão está embargada. “A secretaria recebeu documentação da Cemar, incompleta, para instalar a rede de transmissão e outra subestação. Está faltando documentação. Também, por causa do dimensionamento dos postes e por ter solução técnica via subterrânea, nós solicitamos a documentação (da Secretaria de Estado de Meio Ambiente), eles (Cemar) não apresentaram, embargamos a obra”, explicou o secretário Richard Sebba.


O embargo teria sido feito após solicitação do vereador Rildo Amaral. “O pedido inicial era o embargo e retirada dos postes por falta de licença ambiental, crime que dá reclusão pra quem cometer. O município não foi respeitado. Não foi respeitado o uso e ocupação de solo, a utilização de calçadas, pois ficou inviável para pedestres e cadeirantes. É uma rede de transmissão sobre as casas, resultando na indução eletromagnética prejudicando até o sinal de antenas de TV”, declara Rildo.


Em nota, a Cemar informou que a Linha de Transmissão, com 6 km de extensão, obedece o padrão de segurança estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. A empresa destacou que “conduziu junto aos órgãos ambientais estaduais e municipais, de acordo com suas respectivas competências, todas as formalidades necessárias para a obtenção das licenças a execução da obra de construção da nova Linha de Transmissão”.
O investimento, segundo a Companhia, beneficiará mais de 160 mil pessoas, incluindo os empreendimentos instalados no Distrito Industrial. A Cemar defende que a obra não provocou mudanças de traçado e mantém o curso planejado. O investimento é de R$ 2,3 milhões. - 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...