19 fevereiro 2014

Milhares de peixes são encontrados mortos no Tocantins



Milhares de peixes foram encontrados mortos, próximo à barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em Lajeado, a 50 km de Palmas. Um internauta flagrou a mortandade no domingo (16) e gravou um vídeo (veja ao lado). As imagens mostram que os peixes ficaram presos entre as pedras, após o fechamento das comportas da usina.
De acordo com pescadores, após 30 minutos que as comportas foram fechadas, o nível da água caiu cerca de 15 metros e essa mudança brusca na quantidade da água é o que provocou a mortandade de peixes.
O presidente da Colônia de Pescadores de Lajeado, Domingos Ferreira Lima, diz que todos os meses, toneladas de peixes morrem no local. “Na água mansa eles sobem e soltam a água, mas a água joga para o remanso e fica todo o peixe a boiar. Vaza demais, o bicho quer sair e não tem como sair, fica entre as pedras”, conta.
Peixes ficaram presos entre pedras após abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Lajeado (Foto: Divulgação/Internauta)Peixes ficaram presos entre pedras após o
fechamento das comportas da usina de Lajeado
(Foto: Divulgação/Internauta)
A Investco, empresa que administra a usina, é a responsável pela manutenção das comportas e  pelo controle do nível da água. Segundo Lima, a abertura e o fechamento da barragem trazem prejuízos para o meio ambiente, para pescadores e ribeirinhos. “Acaba com o peixe todo de uma mesma vez”, diz ele, acrescentando que a mortandade dos animais acontece na piracema, período em que fica proibido o exercício da pesca nos rios, lagos ou qualquer outro corpo hídrico no estado.
Nesta terça-feira (18), os técnicos da Investco e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vão ao local para verificar o que está causando a morte dos peixes.
O G1 entrou em contato com a empresa que administra a usina para falar sobre o assunto, mas a Investco informou que só irá se pronunciar após a vistoria dos técnicos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...