19 abril 2014

MARANHÃO: Decisão do PSDB democratiza o debate da oposição.

Não deu outra. A confirmação da entrada do PSDB na disputa por vaga no grupo oposicionista, feita pelo próprio presidente nacional da legenda, o Senador Aécio Neves, reacendeu os debates no grupo que lidera as pesquisas e ainda ofuscou a decisão de Edinho Lobão de ocupar a vacância de uma candidatura governista.


Com o PSDB, Flavio Dino apenas adiantou a decisão PT, que
ja era prevista.
Sem duvidas o PC do B ganha um aliado de peso, que apesar de disputar ainda com diferença a corrida presidencial, deve, sim, ocupar o espaço junto com a oposição, do desejo manifestado recentemente em todas as pesquisas de opinião; O desejo de mudança. É com esse discurso que Aécio e Flávio Dino devem estender-se e ocupar o lugar vago no cenário politico almejado pelo eleitor.

A decisão de Dino, apesar de aparente controvercia ideológica, apenas adianta a decisão do PT Nacional, que, em hipótese sensata nenhuma iria deixar de apoiar o PMDB no Estado, ainda por compor o projeto de continuidade no projeto Nacional.

Por outro lado, viu-se nas estratégias do PSB, liderado por Roberto Rocha, de indicar a se próprio candidato ao Senado, e do pedetista Weverton Rocha, de seguir seus interesses e indicar o vice candidato sem o consentimento democrático do partido, erros grosseiros de dois partidos políticos que seguem o modelo aristocrata, portanto, fadado ao fracasso. O problema é que Roberto Rocha acreditava ainda carregar mesmo peso da decisão de 2010, que minou a provável eleição de um senador da oposição, na época encabeçada por Zé Reinaldo Tavares. A candidatura de Rocha, até hoje é recheada de suspeitas obscuras e sentimentos de traição.

A grande expectativa, ainda, está com relação ao Sul do Estado, e o anuncio do prefeito de Imperatriz, também do PSDB, sobre qual candidatura deve apoiar. Havia um anseio de que o PSDB iria com Luis Fernando, mas após a renuncia de sua pré-candidatura, voltou a possibilidade do partido permanecer alinhado com a oposição no Estado, fortalecida, ainda, pela condução e escolha desastrosa de Edinho Lobão como candidato.

O que se percebe, neste momento, é que a atual conjuntura politica do Estado favorece a oposição, e que esta precisa apenas democratizar as decisões e diminuir o poder daqueles que estão voltados aos interesses individuais. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...