02 maio 2014

Aécio Neves terá preferência por senador no Maranhão

Blog do Linhares
Ah, como é amargo o gosto da incompetência. Parece que Flávio Dino rechaçou ontem a possível candidatura de João Castelo ao pleito de senador em outubro. Flávio Dino pode ter dado de bandeja a Edinho Lobão a chance que ele tanto busca e eu vou explicar o motivo.
Uma pesquisa interna do grupo de Paulo Marinho Jr. feita em Caxias mostra Castelo com 45% das intenções de voto,  Roberto Rocha aparece em segundo com menos de 15%. Pesquisas do grupo sarney mostram o tucano com o triplo do segundo colocado. Aécio neves, ao que tudo indica, não sabia da liderança de João Castelo nas pesquisas. Até mesmo pelo fato destas serem recentes. A vaga de vice na chapa do comunista não levava em consideração este fato. Lembre-se: são cerca de 80 senadores. O PSDB possui 10 senadores, a terceira maior bancada. Nestas eleições é provável que aumente esse número. Fazer uma boa bancada de senadores, visto que na Câmara Federal o confronto com o Governo é desigual, é importante para Aécio em caso de vitória e em caso de derrota muito mais do que todos os vice-governadores do país. Na vitória, irão contrapor o grande número de deputados federais na Câmara, na derrota irão fortificar a oposição.
Vamos a mais fatos?
1 – Flávio Dino não irá pedir votos para Aécio Neves em nenhuma hipótese, quer o tempo de TV do partido e, se possível, que os grandes tucanos façam campanha para ele.
2 – O PSDB só terá chances de compor o governo de Flávio Dino se Aécio for eleito e se João castelo virar senador. o que busca de concreto nesta aliança, até agora, é apenas a comodidade para a reeleição de suas bancadas estadual e federal na chapa proporcional.
3 – Roberto Rocha não irá vencer essa eleição.
4 – Castelo hoje é favorito.
4 – O grupo Sarney não tem candidato definido.
5 – Antonio Lavareda, o cérebro por trás da campanha do Governo, já disse que a entrada do tucano na chapa governista daria um “up” na campanha.
6 – Quem vai decidir para onde o PSDB maranhense vai é Aécio Neves.
Pois bem, amiguinhos. Flávio não irá pedir voto para Aécio que , na melhor das hipóteses, pode sair do Maranhão com um senador eleito. Depois do golpe que ajudou a dar em Luís Fernando, Edinho ligou imediatamente para Castelo e fez o convite. lembrem-se: nem Edinho e muito menos Flávio Dino irão fazer campanha para Aécio Neves. O próprio já confidenciou isso a deputados do Maranhão em Brasília.
Tucanos do Maranhão tendem a Flávio Dino, mas sabem que a vaga de vice na chapa não irá garantir absolutamente nada. Garantias o PSDB do Maranhão tem se eleger o presidente e um senador.
Ao anunciar que Roberto Rocha é o único candidato das oposições, Flávio Dino abriu uma porta que parecia já estar fechada. Edinho pode muito bem ligar para Aécio e dizer: “garanto a eleição do Castelo”. Isso irá balançar o senador mineiro. Mas, falta algo: os deputados. Se além de lançar Castelo como candidato único, o que garantiria sua eleição, e garantir aos deputados do PSDB uma estrutura razoável em uma coligação confortável, Edinho Lobão tira o PSDB da coligação de Flávio Dino.
E por que essa declaração de Dino foi tão imbecil? Simples, Castelo já manifestou seu direito de ser candidato e disse que, caso realmente saia candidato, não irá exigir que seja o único candidato. Roberto Rocha poderia manter sua campanha. E tem mais: parece que a deputada Gardênia Castelo estaria disposta a abrir mão da candidatura caso o pai saia candidato. Com absoluta certeza os deputados de oposição, que NÃO APOIAM A CANDIDATURA DE ROBERTO ROCHA em em quase sua totalidade,  iriam receber a notícia muito bem. Ganhariam um PSDB com apenas um deputado estadual indo para a reeleição.
Flávio Dino deve achar que sua aproximação de Sebastião Madeira, que goza de amplo prestígio com a cúpula nacional do PSDB, deve ter sido um basta na novela com o PSDB. Pode ter dado um grandioso tiro no pé. Porque se João Castelo, de posse de pesquisas que apontem sua liderança, for a Brasília e bater o pé, Flávio poderá ficar com o candidato a vice do PDT, Roberto Rocha, PSB, PPS e PCdoB, porque Aécio Neves muito provavelmente irá preferir que o PSDB eleja o senador.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...