19 maio 2014

Evento marca a contagem regressiva para a 46º Exposição Agropecuária de Imperatriz

Festa de lançamento da Expoimp 2014 apresenta novidades na produção agropecuária e destaca a diversidade da programação



Faltam 50 dias para a 46ª Exposição Agropecuária de Imperatriz. A festa de lançamento da Expoimp 2014 aconteceu na noite de quinta-feira (15), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A feira contempla atrativos que vão desde investimentos na evolução genética do rebanho maranhense à diversidade da programação artística.

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Sabino Costa, apresentou as novidades da Expoimp para a imprensa, produtores rurais, expositores e investidores. Para ele, a grandeza deste evento mostra a força da cidade e oportuniza avanços na agropecuária e na economia.  “Este é o momento de renovação do compromisso para se fazer uma festa melhor, atendendo a vários segmentos”, declara Sabino.

Os convidados aguardavam com ansiedade a divulgação dos artistas que vão se apresentar nas noites da Expoimp. A grade de shows deste ano trouxe surpresas. Entre os nomes, destaque para a banda de pop rock nacional, Detonautas, o sertanejo universitário de Gabriel Gava, o forró tradicional de Flávio José e o maior recordista de bilheteria, Eduardo Costa.

A Expoimp começará no dia 5 de julho e a programação vai se estender até o dia 13. Além das apresentações na arena do parque, haverá rodeio, leilões de gado leiteiro e de corte, torneio leiteiro, comercialização de animais e palestras.

Cavalgada – O desfile marca a abertura oficial da Expoimp.  O momento em que o homem do campo vem para a cidade celebrar o próprio trabalho já faz parte do calendário cultural de Imperatriz. “A Cavalgada transcende ao Sinrural. Nós apenas procuramos organizá-la”, afirma o presidente do sindicato. Ainda de acordo com Sabino, a Cavalgada divulga positivamente e projeta a cidade para todo o País.

O maior público registrado contabiliza 5 mil cavaleiros e amazonas. O desafio para este ano é aumentar o número de participantes. Para isso, os produtores rurais incentivarão a vinda dos trabalhadores do campo para a festividade.

Segurança – A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) apoia o evento todos os anos.  O Sinrural também contrata seguranças particulares para os nove dias de festa, garantindo a tranquilidade para os visitantes. O Corpo de Bombeiros e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também permanecem nas instalações do Parque de Exposições. “Estas forças contribuem para que este evento tenha a dimensão que tem”, pontua Sabino.

Shows - “Este ano procuramos abranger vários gêneros musicais e facilitar a presença do público com preços acessíveis”, esclarece Sabino. Cada noite há uma atração de destaque no cenário nacional. O valor máximo cobrado na bilheteria será de R$30 (trinta reais). Pela primeira vez na Expoimp, haverá a apresentação de uma banda de rock. A atração de abertura, na noite do primeiro sábado do evento (5), é a banda Detonautas Roque Clube. Já no domingo, Gabriel Gava canta arrocha e sertanejo universitário. A segunda (7) é a Noite Evangélica com o cantor Samuel Mariano. Na terça (8), Noite Católica, a animação fica por conta do Ministério Adoração e Vida.

Quarta-feira (9) e quinta (10), serão os dias de Rodeio, que este ano conta com a participação de um dos locutores da Festa de Barretos, Marco Brasil Filho. Ainda na quarta, a dupla Deyvid & Emanuel se apresenta na arena de shows.  A festa continua na sexta-feira (11), com o show de forró do cantor Flávio José. Sábado (12), a banda Caviar com Rapadura coloca a plateia pra dançar. O sertanejo Eduardo Costa mais uma vez participará da Expoimp. O show dele será no encerramento da festa, domingo (13)
Rebanho livre da aftosa – O Maranhão foi reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação. “Isso significa que a carne bovina produzida no Estado tem condições para competir no mercado de exportação”, comemora o produtor rural, Paulo Machado.

 “Esta declaração possibilitará uma pista de julgamentos com um número muito maior de animais, pois produtores rurais de outros estados já demonstram interesse em participar da Expoimp”, completa Sabino. A certificação internacional será repassada ao Maranhão, por meio de representantes dos governos federal e estadual, durante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A cerimônia vai acontecer de 28 a 30 de maio, em Paris, na França.

Expositores – A comercialização dos estandes já começou. Desde sexta-feira (16), o Sinrural negocia espaços do Parque.

No total devem ser vendidos 120 estandes. “Contamos com a colaboração dos expositores, para que a exposição seja tão organizada como foi na edição anterior”, informou o vice-presidente do Sinrural, Renato Pereira.

Patrocinadores - Apoiadores, patrocinadores e investidores viabilizam a realização da Expoimp. “Fazer um evento desta dimensão envolve muita gente, não somente a diretoria do sindicato”, revela Sabino. Este ano, A feira agropecuária tem o apoio do governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Imperatriz. Banco do Brasil, do Banco Nordeste e o Bando da Amazônia (Basa) também são parceiros e vão disponibilizar linhas de créditos aos produtores. “Esse apoio é muito importante para o equilíbrio financeiro da festa”, finaliza Sabino.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

NOVAS ACUSAÇÕES APARECEM: Elon Musk divulga áudio

  No dia 09 de abril, Elon Musk, em sua primeira publicação do dia sobre o tema, compartilhou o vídeo do perfil  DogeDesigner  que continha ...