07 maio 2014

Desgastado, Hamilton insiste em não colocar na pauta antecipação da eleição.

O presidente da câmara de vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda, vem enfrentando seus pares desde que antecipou seu retorno para não deixar ir para a pauta da votação o projeto que antecipa a eleição da câmara, proposta para o inicio de Junho. Mas com o poder ruido, Hamilton não quer nem pensar testar sua liderança, já que essa seria a melhor forma do presidente reapresentar seu poder de articulação, demonstrado nas suas ultimas três eleições. Colocar a proposta em votação também traria a tona a realidade no qual o proprio presidente resolveu enfrentar, comum em países democráticos, como ocorre com o cansaço administrativo do PT, após quase doze anos, do atual governo do Maranhão, e comum em regimes ditatoriais. Onde, nas duas formas de poder (ditadura e democrática), o cansaço quando não é aceito pelo governante tende a prevalecer o sarcasmo contra os opositores que tentam impedir a continuidade, como vem ocorrendo na Síria. (Muito tempo em um mesmo cargo executivo dá ao sujeito a falsa sensação de supremacia, além da amplificação elástica da possibilidade de se cair e recair em vícios -  Pedro Veiga-2011) Mas Hamilton, com pouco mais de 5 anos na vereança, não sabia disso. O seu erro, no entanto, foi querer permanecer na  presidência da câmara mais que qualquer outro, não aceitando fator comum e primordial em uma democracia, a alternância de poder.
Restos do grande Imperio Romano.
As atenções da politica local, em meio a uma provável declaração do prefeito Madeira sobre quem apoiará na eleição Estadual, agora se voltam para o legislativo e a queda de braço do presidente contra os outros 16 vereadores da base e mais os 4 da oposição. Hamilton passa, agora, do seu estado favorável até então, para sofrer, se insistir, a ter 99% contra, e ainda estar prestes de uma inevitável derrota. Para quem almeja concorrer a prefeitura, como sempre diz, Hamilton rasgou o manual de guerra, ‘ao tentar, ainda, comandar exercito de desertores, ou, lutar uma guerra que já começa perdida. (Maquiavel).

Os próximos capítulos dessa novela que se estende sem prazo para o fim, tende, claramente, a aumentar o desgaste do atual presidente, que deveria ter sido sábio o bastante para propor um projeto de alternância no legislativo, e pautar, sem enfrentar a maioria absoluta dos seus pares, fazendo parecer que havia um interesse dele própria em ceder a cadeira de presidente.

O clima na camara de vereadores está tenso, e pode ser que pelo menos essa semana  o presidente não venha a faltar a nenhuma sessão, como tem ocorrido corriqueiramente, sem ônus e nem prejuízo que deveriam ser contabilizados com as faltas, pois qualquer passo errado nesse momento pode ser fatal.


A seguir, cenas do próximo capitulo...

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

NOVAS ACUSAÇÕES APARECEM: Elon Musk divulga áudio

  No dia 09 de abril, Elon Musk, em sua primeira publicação do dia sobre o tema, compartilhou o vídeo do perfil  DogeDesigner  que continha ...