06 maio 2014

Prazo para inscrição dos Jogos escolares 2014 encerra nesta sexta, dia 09

Encerra nesta sexta-feira (09) o prazo para inscrições dos jogos escolares de Imperatriz. O evento realizado anualmente está na XXXIII edição e tem como objetivo evolver toda a rede de ensino da cidade. A abertura dos jogos será dia 16 maio às 17h no Estádio Frei Epifânio.


O coordenador técnico dos Jogos Escolares, Kelisson Parente, ressalta que para garantir que os alunos participem do evento é necessário que os gestores das instituições de ensino façam as inscrições das escolas, pois somente após cadastro da escola é possível que professores cadastrem as equipes. Bem como alunos possam se inscrever individualmente. Além disso, ele ressalta que a inscrição é realizada na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEDEL), localizada no anexo do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia. 
“O primeiro passo é a inscrição da escola. Logo em seguida será feito o cadastro dos alunos interessados, os quais passaram por avaliação médica para verificar as condições físicas do aluno. Após essa avaliação, os professores deveram formar equipes de acordo com o número de integrantes de cada modalidade”.

Em 2013, cerca de sete mil alunos participaram do maior evento esportivo estudantil da região. Este ano, o coordenador acredita que o número chegará a oito mil alunos. Sobre a logística, ele conta que os jogos serão realizados tanto nos locais públicos, como a Praça Mané Garrincha, quanto nas instituições particulares. “A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 280 mil para garantir que os jogos de Imperatriz continuem sendo o grande espetáculo esportivo de toda a região e incentive cada vez mais nossos jovens a ingressarem no mundo do esporte”

Sobre a relevância do evento para os alunos, ele afirma que o esporte é ferramenta fundamentação e indispensável para agregar valores, sobretudo despertar o interesse dos alunos para o esporte. “Nas edições anteriores tiveram um ótimo desempenho. A escola Tomé de Sousa foi um exemplo de escola da zona rural que ganhou jogos maranhenses. Isso exemplifica o quanto o esporte pode trazer recompensas tanto para o aluno individualmente quanto para a escola”.

Sobre o deslocamento das equipes que vão participar do evento, Kelisson afirma que a prefeitura vai disponibilizar tanto transporte quanto alimentação para os participantes. Acrescenta que O número de integrante será de acordo com a modalidade escolhida.  “Serão oferecidas 21 modalidades, divididas em quatro categorias. Cada educador físico deve inscrever a equipe de acordo com a modalidade escolhida”.
O superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, José Écio, enfatiza que o apoio das instituições privadas é fundamental para realização do evento. “O município dispõe de estrutura. Entretanto sem o apoio das escolas e demais instituições que somam com espaços, não seriam possível”.

Mais informações:
Será realizado nos dias 9 e 12 reuniões com as coordenações técnicas para discutir a estrutura do evento, sobretudo as modalidade coletivas e individuais.
As modalidades são as seguintes: Atletismo, basquete, beach soccer, capoeira, badminton, ciclismo, dama, futsal, futebol, ginástica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, queimada, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de areia, xadrez, taekwoundo.


Eva Fernandes - ASCOM

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...