15 maio 2014

VALÉRIA MACEDO REGISTRA DIA DO ENFERMEIRO E PRESTIGIA EVENTOS ALUSIVOS A DATA NO MARANHÃO

A deputada estadual Valéria Macedo, participou esta semana de eventos alusivos ao dia do Enfermeiro e da semana da enfermagem quando na segunda-feira (12) destacou da tribuna da Assembleia o Dia do Enfermeiro, que é comemorado em 12 de maio.
 
A deputada, que é profissional da enfermagem, convidou seus colegas de profissão a refletirem sobre como encontrar um caminho próprio, capaz de conduzi-los ao protagonismo social e político, no sentido do ato de empoderar, que é transformar a si mesmo e aos outros em protagonistas, e sair de uma condição de sujeição e de acomodação.

Valéria lembrou, na oportunidade, que as lutas políticas da enfermagem, no âmbito nacional, avançaram timidamente como, por exemplo, o caso do Projeto de Lei nº 229.95/2000, que há 14 anos tramita no Congresso, no sentido de estabelecer a carga horária de 30 horas para os profissionais de enfermagem, incluindo enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. “Aqui, no Maranhão, aprovamos o Projeto de Lei, de minha autoria, no mesmo sentido, mas, infelizmente, foi vetado pelo Poder Executivo”, acrescentou.
Por fim, a deputada parabenizou todos os enfermeiro
s, auxiliares e técnicos de enfermagem de todo o Brasil, em especial do Maranhão, e convidou a todos para participar da Semana Brasileira de Enfermagem, que será realizada em todo o país, no período de 12 a 20 de maio.


75ª Semana Brasileira de Enfermagem
 
Na manhã de terça-feira (13), no Auditório Fernando Falcão (São Luís), ao participar da abertura da solenidade comemorativa da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem,  a deputada Valéria Macedo (PDT) fez uma enfática defesa da importância do enfermeiro para o aperfeiçoamento do sistema de saúde no país. Ela frisou que, no Maranhão, o enfermeiro precisa ser valorizado como profissional que desenvolve atividades essenciais no sistema de assistência à saúde, tanto na rede pública quanto privada.
 
solenidade de abertura foi iniciada com uma palestra proferida pela professora Sílvia Cristina Viana Silva Lima, que enfocou o tema ‘Uma abordagem sobre o protagonismo da enfermagem na gestão do cuidado e os desafios para a consolidação do SUS’.

Em seguida, fizeram explanações sobre o tema ‘Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar’ as professoras Santana Maria Alves de Sousa, Rosilda Mendes da Silva, Marielza Cruz Sousa, Rosilda Silva Dias, o professor Luís Fernando Bogéa Pereira, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MA), e a professora Joyce Santos Lages, na condição de representante do Hospital Universitário.   

Em sua fala, a deputada Valéria Macedo frisou que, no Maranhão, as condições dos enfermeiros são ruins, as relações de trabalho são precárias em grande medida e as condições de trabalho são aquém do que merecem "para bem desenvolver o nosso trabalho".

“Somos a segunda maior categoria profissional do Maranhão, só perdendo para os professores e somos dos Estados da Federação o que tem o menor número de enfermeiros concursados por habitante. Por isso, o concurso público é uma de nossas bandeiras de luta. Precisamos construir um quadro de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem nos hospitais e demais estabelecimentos de saúde do Estado, servidores públicos de carreira e não de indicações políticas e contratações precárias”, defendeu.

I Semana de Enfermagem Integrada da região Tocantina
Finalmente ontem, quarta-feira, Valéria participou em Imperatriz da abertura da I semana de Enfermagem Integrada da Região Tocantina que teve início ontem, dia 13 e se estende até o dia 16 deste, no Auditório da UAB e salas da Facimp.

Na abertura Valéria Macedo mais uma vez, assim como fez nos demais eventos anteriores, lembrou aos profissionais de enfermagem sobre a necessidade de participação destes no sentido da luta pela valorização da classe, da busca por melhorias salariais e de trabalho.
Em seguida  Valéria Macedo foi uma das palestrantes discorrendo sobre o tema central do evento que é a “A importância da Interdisciplinaridade da Equipe de Saúde”.
Como enfermeira graduada em Gestão em Saúde, Valéria falou de sua experiência nesse sentido quando foi diretora do Socorrão de Imperatriz e depois  secretária do Pólo de saúde de Porto Franco, sendo bastante aplaudida em sua intervenção.

 “O desafio que se coloca é que a equipe multiprofissional possa ser capaz de uma ação interdisciplinar, onde os saberes de cada um se ligam e se interconectam na construção de outra forma de trabalho, na qual todos os profissionais estão atentos, investigando e orientando os pacientes e seus familiares sem perder de vista os diferentes lugares, situações e impossibilidades e possibilidades de cada paciente”, disse a parlamentar pedetista.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...