15 junho 2014

Ministério Público pede providências à Funai sobre crianças indígenas esmolando no Maranhão

O Ministério Público Federal do Maranhão (MPF/MA) recomendou à Funai e `Polícia Rodoviária Federal (PRF) que que impeça a presença de crianças e adolescentes da etnia Guajajara, na Terra Indígena Cana brava, pedindo esmolas nas margens da BR-226 entre Grajaú e Barra do Corda. Segundo informações da PRF, um grande número de crianças e adolescentes indígenas tapam buracos na rodovia e atravessam cordas na via pública para parar os veículos e, assim, pedirem dinheiro aos condutores.


O MPF/MA recomenda que seja promovida uma discussão com a comunidade indígena, especialmente com os pais das crianças, informando sobre os riscos de tal prática, e envolvendo os integrantes da etnia na proteção dessas crianças e adolescentes.

Embora os índios já tenham uma terra indígena demarcada para que possam viver de acordo com a sua cultura, os índios insistem em pedir esmolas para comprar biscoito recheado. Por essa razão, a Funai deve analisar a viabilidade de inclusão das famílias indígenas e das crianças em programas que possam garantir a sua subsistência

A Funai tem 15 dias para atender à recomendação, apresentando ao MPF/MA medidas a serem tomadas para sanar os problemas observados e o prazo para a resolução integral. É segunda fez que o Ministério Público pede providências à Funai. Não houve resposta ao primeiro pedido.

Veja imagens dos índios pedindo esmolas na BR-226. As imagens foram enviadas por um colaborador do #Qi.


Enquanto isso a Sônia Guajajara passa bem guerreando por mais terra na Apib.

Por Questão Indigena

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...