06 agosto 2014

Impugnação de Ildon abre novo celeuma: Quem vai capturar esses votos?


Aos poucos a eleição Estadual deste ano começa a se desenhar. A decisão do TRE de ontem, que culminou com a impugnação de candidatos e a homologação definitiva de outros, é só mais um capitulo dessa campanha. Para os que sobem para a instancia superior, vem o receio de iniciar a campanha, visto que a decisão não só atrasa o inicio do processo, mas também coloca duvidas na decisão do eleitor, que na maioria das vezes não aceita perder ou arriscar o voto. Outra preocupação é com as lideranças que passam a fazer compromissos com outros candidatos, e o resumo disto é um verdadeiro desastre para a coordenação de campanha.

Mas a decisão mais esperada dos últimos dias era quanto a definição da candidatura de Ildon Marques, ex-prefeito de Imperatriz, que não passou pelo crivo do Tribunal Regional Eleitoral, e já pode, literalmente pendurar o palitó. Ildon Marques ainda pode recorrer a outra instância, mas entra no celeuma da indefinição, e os enormes prejuízos, mas é possível, ainda, que uma liminar venha a estender o martírio, que dificilmente resultará em uma decisão diferente da primeira.

A decisão do Tribunal que impugnou a candidatura de Ildon também aquece a estratégias dos que ainda seguem no páreo, como Rosângela Curado (PDT) e Chiquinho Escórcio (PMDB), que teoricamente ocupam o mesmo espolio eleitoral, e Pr Porto (P ) e Davi Jr (PR), que também devem tentar se aproximar desse eleitorado de quase 30 mil votos, que agora migraram para o candidato que mais parecer com o projeto do ex-prefeito, uma identificação com esse eleitorado decidirá uma eleição.


Como naturalmente esse espólio não deve migrar totalmente, é provável que outros candidatos absolvam essa importante fatia eleitoral. A pedetista Rosângela Curado deve ser uma das mais beneficiadas, independente da movimentação que seja feita a nesta direção, no entanto, os sinais para esse eleitorado devem ser mais constantes para que ele assimile que a continuidade do processo eleitoral no campo municipal também depende da projeção eleitoral que muitos candidatos devam ter nessa eleição Estadual. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...