17 outubro 2014

Título de cidadão é um insulto à família Cortez Moreira, diz neto do ex-prefeito Renato Moreira.

foto: imirante
Foi aprovado nesta quinta-feira (16), por 8 votos a favor e 6 contra, a concessão do título de cidadão imperatrizense ao empresário Damião Benício dos Santos, um dos suspeitos pela morte, por assassinato, do então prefeito Renato Cortez Moreira, crime ocorrido em 1993, e que ainda aguarda julgamento.

Coincidentemente a honraria foi aprovada no mesmo mês em que completou 21 anos da sua morte, que ocorreu no dia 6 de outubro de 1993.


O autor do título é o vereador João Silva, e votaram a favor os vereadores: Pimentel, Raimundo Roma, Terezinha Soares, Pr. Eudes, Chiquinho da Di ferro, Zé da Farmácia e Antônio José.
Votaram contra os vereadores; Hamilton Miranda, Aurélio do PT, Caetana, Carlos Hermes, Buzuca e Esmeradson. 


HONRARIA SEM CRITÉRIOS

O critério para a concessão da honraria são os relevantes serviços prestados à cidade, mas alguns vereadores acreditam que apenas a chancela de outro colega seria o bastante para avalizar a concessão, outros parlamentares, no entanto, vêm questionando ao longo do tempo a forma que ela é concedida. O ex-vereador Edmilson Sanches, quando no mandato, chegou a cogitar uma pauta exclusiva para elaborar esses critérios, o que não ocorreu, mas a manifestação mais recente foi feita pelo vereador Aurélio do PT que avaliou a concessão dizendo desconhecer as ações relevantes do empresário. 

Após a aprovação do título, - que só é entregue no final do período legislativo desse ano e ainda pode ser revogado se os vereadores mudarem o voto, - começou os efeitos do arrependimento por parte dos parlamentares que votaram à favor, sentindo o peso da decisão dentro e fora da câmara, com diversas manifestações publicas de pessoas da sociedade e da própria família Cortez Moreira, do ex-prefeito, que ainda esperam que a justiça seja feita. 
ex-prefeito Renato Moreira/ Damião Benício

NETO DO PREFEITO RENATO MOREIRA CONDENA HOMENAGEM

Ao saber da aprovação da honraria, o neto do ex-prefeito assassinado comentou: “Essa homenagem é um insulto à minha família, à memória no meu avô, e ao povo, além de ser um estimulo para a pistolagem e a proliferação do ódio, pois bandidos aposentados, ao invés de julgados recebem título de cidadão imperatrizense, festejando a impunidade. Isso nos custou muitas lagrimas ontem, gerou ódio nos nossos corações, e passou todo aquele velho filme do assassinato na minha cabeça.” 

Ao final do texto que foi lançado em rede social ele comenta: “... desculpe pela sinceridade, aqui quem vos fala é Guilherme C. Milhomem Moreira, e peço encarecidamente que todos se manifestem de forma que mostre a não representatividade popular nessa atitude da câmara.”


(Informações coletas na matéria do jornalista Jefferson Sousa/Imirante) 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura inaugura ginásio poliesportivo do Sebastião Régis

   A obra foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), por meio de um convênio entre a Prefeitura e Caixa E...