12 novembro 2014

Público masculino deve buscar atendimento nas unidades de saúde

Audiência pública marca a campanha do “Novembro Azul”, em Imperatriz
Imperatriz – O coordenador da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Anderson Nascimento, disse ontem durante audiência pública realizada no plenário Léo Franklin, da Câmara de Vereadores, que o município incentiva o público masculino a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros e povoados de Imperatriz.

Segundo ele, o município dispõe de médicos especialistas em Urologia para atender o público masculino em Imperatriz. Porém, observa que a demanda tem sido maior que a oferta, embora medidas tenham sido adotadas para agilizar o atendimento da comunidade, principalmente durante esse mês da campanha do “Novembro Azul”.
Anderson Nascimento explica que os homens que buscam por atendimento nessas unidades de saúde estão sendo atendidos com a realização de exame e encaminhamento ao médico Urologista. “Para dinamizar esse atendimento, o paciente receberá orientações, solicitação de exames e, caso seja necessário, será marcada consulta com o Urologista”, disse.
Ele explica que o objetivo desse trabalho é antecipar os exames de rotina, inclusive os de PSA (Prova do Antígeno Prostático) e ultrassonografia de próstata, quando necessário para o paciente levá-lo ao médico Urologista.
O coordenador da Atenção Básica orienta que o primeiro passo a ser dado pelo homem é procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, agendar consulta com o enfermeiro, responsável pelo encaminhamento, e realizar todos os exames necessários para ser repassado ao médico Urologista”.
CARTÃO SUS
Anderson Nascimento esclarece ainda que o paciente não terá restrições quando da realização da primeira consulta, porém considera necessário levar o cartão SUS para que o cidadão possa autorizar a realização dos exames e consultas. “Para confeccionar o cartão SUS, o cidadão pode se deslocar a UBS, no bairro Três Poderes, ou nas Unidades Básicas de Saúde que possuem o Sistema Nacional de Regulação – o Sisreg”, finalizou.
Fotos: Fábio Barbosa/Assimp

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...