12 novembro 2014

Trabalhadores recebem informações sobre diagnóstico do câncer de próstata

Médicos palestram em locais de trabalho com grande frequência de homens

Mais informação e menos preconceito. Novembro é o mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para alertar a população masculina sobre os riscos da doença, especialistas da Oncoradium vão percorrer alguns locais de trabalho com grande frequência de homens. Estão previstas palestras no Batalhão da Polícia Militar, 50º BIS, CEMAR, Vale, Suzano e SESI.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Já no Maranhão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o fim deste ano, novecentos novos casos da doença devem ser diagnosticados no Estado.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Orientação – A escolha deste mês é justificada pelo fato de em 17 de novembro se comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem o urologista. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o especialista a partir dos 45 anos.   

Data
Horário
Público
Palestrante
12.11 (quarta-feira)
9h
Batalhão da Polícia Militar de Imperatriz
Dr. Ricardo Nakamura
12.11 (quarta-feira)
14h
Batalhão de Infantaria de Selva – 50º BIS
Dr. Emanuel Santos
14.11 (sexta-feira)
15h
CEMAR
Dr. Marcelo Mota
20.11 (quinta-feira)
14h
Vale (Açailândia)
Dr. Ricardo Nakamura
21.11 (sexta-feira)
10h
Suzano
Dr. Ricardo Nakamura
28.11 (sexta-feira)
14h
SESI- FIEMA
Dr. Ricardo Nakamura


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...