23 março 2015

Deputada Valéria Macedo participa de Oficina sobre o Processo de Escolha Unificado dos Conselheiros Tutelares

A deputada estadual Valéria Macedo participou nesta quinta-feira, 19, do primeiro dia da oficina sobre o Processo de Escolha Unificado dos Conselheiros Tutelares. O objetivo do evento foi preparar a construção da proposta do Processo de Escolha Unificado de Conselheiro Tutelar 2015, discutindo o papel dos conselheiros tutelares frente às mudanças apresentadas na lei 12.696/12.

A programação é de responsabilidade da Associação de Conselheiros e ex- Conselheiros Tutelares dos Municípios do Maranhão (ACECTMA), cujo coordenador, Carlos Sérgio Sousa, destacou o apoio e parceria da deputada Valéria Macedo com a causa da proteção à infância.
 Em sua fala, a deputada Valéria Macedo reafirmou seu compromisso com a causa da infância e da adolescência e destacou a importância de se conversar em rede na busca de soluções para situações que desafiam a todos. “Coloco meu mandato a disposição dessa causa. Não podemos pensar no futuro sem pensar em uma criança saudável psicologicamente, fisicamente. Para isso, a violência tem que ser combatida e a criança tem que ser respeitadas. Os nossos conselheiros e membros também devem ter a sua atuação garantida”, afirmou Valéria.
 A mesa no evento foi formada, além da deputada Valéria Macedo, pela secretária municipal da criança e assistência social (SEMCAS), Andréia Lauande, pelo representante do Maranhão no FCNCT, Ivan Nilo, pelo coordenador de informação do Maranhão, Raimundo Rodrigues, e representante da Ouvidoria de Segurança Publica e ACECTMA e a participação de uma adolescente que foi ouvida por todos.
MUDANÇA
 O Processo de Escolha Unificado dos Conselheiros Tutelares foi instituído pela Lei 12.696 de 2012 – que alterou os artigos 132, 134, 135 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e regulamentado pela Resolução nº 152 do Conanda. A Lei estabeleceu que a escolha de conselheiros tutelares se desse em data unificada em todo o território nacional, ampliou do mandato dos conselheiros de três para quatro anos e o reconheceu os seus direitos sociais e trabalhistas. Já a Resolução nº 152 dispôs sobre as regras de transição para o primeiro processo de escolha unificado.
 Ao final, a deputada informou que protocolou requerimento de audiência publica para discuti os processos de eleições unificadas em todo o Estado do Maranhão, com a participação de vários setores envolvidos com essa questão.   
Assessoria

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...